Topo

Perrone

Santos deve rejeitar também voto para presidente pelo correio

Perrone

31/07/2014 18h09

A votação para presidente à distância, que parecia enterrada no Santos, voltou a gerar discussão após embaixadas clube em outras cidades pedirem a adoção do voto pelo correio. Em documento enviado ao Conselho Deliberativo, esses sócios afirmam que a modalidade está prevista no artigo 30 do estatuto. Porém, a mesa diretora do Conselho se reuniu nesta quinta e, em análise preliminar, entendeu que a medida só pode ser submetida à aprovação do órgão daqui a seis meses. A eleição está marcada para dezembro. Não daria tempo.

"O estatuto determina um intervalo de seis meses para que o mesmo assunto seja votado pelo conselho. Como acabou de ser rejeitado o voto pela internet, entendemos que já debatemos o assunto voto a distância. Então, só daqui a seis meses poderíamos votar a discutir o tema. Mesmo assim, encaminhamos o requerimento das embaixadas para a comissão de estatuto se posicionar", disse ao blog Paulo Schiff, presidente do conselho santista.

Ao saber do requerimento assinado pelas embaixadas de Brasília, Cuiabá, Curitiba, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Rio Preto, Goiânia e Salvador, a oposição se armou até os dentes para uma nova briga. Mas, pelo jeito, não será necessário. O movimento pelo voto pelo correio respira por aparelhos.

Uma guerra a menos em meio à batalha deflagrada por denúncias da oposição de que há sócios fantasmas no clube e que isso configura fraude eleitoral. A situação respondeu afirmando ter evidências de que parte dos sócios fictícios, com nomes como de Augusto Pinochet, Don Corleone e Al Capone foi criada pela oposição. E que essas carteirinhas já estavam bloqueadas após levantamento cadastral sobre todos associados.

O Grupo de Oposição Terceira Via Santista pediu para a Polícia Civil abrir inquérito sobre o caso e afirma que entrará com uma ação contra a diretoria pela acusação de ligação com as fraudes. Por sua vez, a diretoria encaminhou o caso para a comissão de inquérito e sindicância do Conselho Deliberativo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.