Topo

Perrone

Deputados e cartolas fazem cruzada contra poderes de empresários no futebol

Perrone

09/08/2014 06h00

Deputados e dirigentes do futebol brasileiro estão em campanha para diminuir o poder dos empresários de jogadores. A justificativa é de que os agentes e a Lei Pelé, que extinguiu o passe, têm culpa indireta na fracassada campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo.

A ideia é aproveitar a futura regulamentação da Lei Pelé para fazer modificações que limitem a ação dos empresários ou até mesmo tentar emplacar as mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRF), que cuida do novo parcelamento das dívidas dos clubes.

Como parte dessa cruzada, o deputado Vicente Cândido (PT-SP), um dos vice-presidentes da Federação Paulista, quer antecipar a idade mínima para os jogadores assinarem o primeiro contrato como profissional. Hoje, eles só podem fazer isso aos 16 anos.

"Você pode pegar o exemplo da televisão, que coloca crianças em novelas fazendo contratos com os tutores delas. Você pode fazer contrato com o tutor do garoto quando ele tiver 13 ou 14 anos. Hoje, o empresário acerta financeiramente a vida da família do garoto e quando ele faz 16 anos já está fora do país. O clube investiu oito, dez anos no menino e não tem controle nenhum. A CBF também é prejudicada porque não consegue convocar garotos para a seleção sub-15", disse Cândido ao blog.

Sócio de Marco Polo Del Nero, futuro presidente da CBF, num escritório de advocacia, ele quer aproveitar a LRF para incluir essa e outras novidades que mudariam a Lei Pelé.

Já o relator da LRF, deputado Otávio Leite, prefere que as alterações na Lei Pelé sejam feitas separadamente. No entanto, ele também defende que os clubes fiquem mais protegidos da ação dos agentes. "A Lei Pelé tem gerado o império dos empresários, por isso precisamos buscar algo mais justo. Os clubes precisam receber uma parcela maior pelos jogadores que formam. Mas sem gerar aquela retenção que os times faziam de alguns jogadores na época da lei do passe. Não podemos impedir o atleta de buscar outro time para se desenvolver, mas precisa existir um equilíbrio", declarou Leite.

Os dois deputados afirmaram ao blog que são contra a volta do passe. Assim como Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba e líder da comissão de clubes que discute a LRF. "Voltar o passe seria um retrocesso, mas não dá para ficar do jeito que está, com empresário tomando conta de time de futebol. Precisamos achar um meio termo", disse Ribeiro. Ele afirma já ter uma sugestão para dar maior proteção aos clubes formadores, porém, não quis entrar em detalhes.

Além da Lei Pelé, estão na mira os contratos de trabalho entre jogadores e seus patrões pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). "Alguns desses líderes do Bom Senso FC processam os clubes porque fizeram hora extra, estavam na concetração… Boa parte das dívidas dos clubes hoje é por causa das ações trabalhistas. Então, precisamos reformular as relações de trabalho, criar um sistema de contrato especial para o futebol", defendeu Cândido.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.