Topo

Perrone

Ministério do Esporte tenta acordo com Bom Senso FC por projeto de lei

Perrone

05/08/2014 06h00

No dia em que o projeto de lei de responsabilidade fiscal pode ser votado, o Ministério do Esporte fará mais uma tentativa de acordo com o Bom Senso FC. Representantes da pasta esperam se reunir com integrantes do movimento dos jogadores nesta terça, às 11h, em Brasília. O ministério tem interesse na aprovação do projeto, que refinancia dívidas fiscais dos clubes, pois trabalha nele há cerca de um ano e meio. Assim, tenta diminuir a rejeição dos atletas.

O discurso ministerial é de que existe a intençãode  incorporar ao projeto reivindicações do Bom Senso FC que ficaram de fora.

No entender de integrantes do ministério, quanto menos atritos existirem, mais rápida será a aprovação do projeto. Se a votação não for feita nesta semana, só deve acontecer após as eleições.

Mas o acordo é difícil. Ministério e jogadores divergem fortemente em alguns pontos. Uma das principais diferenças é em relação ao fato de o grupo de atletas defender a criação de um órgão externo para controlar o cumprimento da lei e facilitar a punição aos clubes que atrasarem salários.

Porém, a pasta comandada por Aldo Rebelo entende que criar um novo órgão significaria gastos. Sugere que a própria CBF faça o controle, assim como querem os dirigentes. E é dessa forma que está no projeto hoje.

Paulo André, líder do Bom Senso FC, já declarou publicamente ser contra a aprovação dele no formato atual. Uma das formas de não acontecer a aprovação nesta semana é não haver quórum para votação, possibilidade que apavora os cartolas.

Além de serem esperados pelo ministério, os jogadores são aguardados por senadores e deputados críticos da CBF, como notíciou o blog no último sábado. Esses parlamentares querem aproveitar a presença dos atletas para criar uma bancada capaz de combater o grupo alinhado com a CBF. Nas redes sociais, o Bom Senso FC informou apenas sobre essa reunião. Não cita encontro com o Ministério do Esporte.

Outra reunião, às 14h, entre as lideranças da Câmara, indicará o rumo mais provável do projeto. Até ontem à noite, nenhum dos lados da disputa sabia dizer qual a orientação de Dilma Rousseff para a liderança do governo. A ordem presidencial deve definir o jogo.

Abaixo, leia nota do movimento formado por atletas sobre sua atividade nesta terça.

"Representantes do Bom Senso FC estarão nesta terça-feira em Brasília. A partir das 10h da manhã o grupo – Alex (Coritiba), Dida (Internacional), Roberto (Ponte Preta), Marcus Vinícius (sem clube), Washington (ex-atleta), Fabinho (ex-atleta), Juan (Internacional), Gilberto Silva (sem clube), Barcos (Grêmio), Ricardo Berna (sem clube) e Lucas Madalosso (sem clube) – irá se reunir com os deputados Otávio Leite e Romário, junto do senador Randolfe Rodrigues. O objetivo é garantir que as emendas propostas pelo movimento sejam incluídas na LRFE (Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte), que no seu projeto atual apresenta soluções frágeis e sem eficácia dentro do cenário do futebol brasileiro".

Bom Senso Futebol Clube

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.