Topo

Perrone

Projeto que põe TCU para fiscalizar CBF tem primeira aprovação no Senado

Perrone

05/08/2014 13h42

Projeto de Lei do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) superou seu primeiro obstáculo. Ele foi aprovado nesta terça pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

O caminho, no entanto, ainda é longo. Agora, a proposta terá que passar pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado. Só depois irá para votação na Câmara dos Deputados. Para ser enviado para sanção presidencial, terá que sobreviver à atuante bancada da bola, sempre prestativa à CBF.

Sob o argumento de que o futebol é parte do patrimônio cultural brasileiro, o projeto prevê que CBF e federações estaduais encaminhem anualmente suas contas para a apreciação do TCU (Tribunal de Contas da União).

A confederação e as entidades estaduais também seriam obrigadas a comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras as suas operações acima de R$ 5.000. O não cumprimento prevê corte de eventuais benefícios federais e estaduais às entidades ou a seus filiados, além de bloqueios de recursos eventualmente gerados pelas loterias federais.

O projeto também prevê pena de prisão de um a cinco anos para cambistas que atuem na venda de ingressos para jogos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.