Topo

Perrone

Cartolas usam escudo de clube e até título de outra gestão em busca de voto

Perrone

05/10/2014 06h50

Panfletos de Andrés e outros candidatos sujaram o entorno do Itaquerão neste sábado

Panfletos de Andrés e outros candidatos sujaram o entorno do Itaquerão neste sábado

 

Escudo do clube, título conquistado durante a gestão de outro dirigente e vitórias históricas fazem parte do arsenal usado por dirigentes na tentativa de caçar votos e triunfar nas eleições deste domingo. Veja como Corinthians, Cruzeiro e Vasco apareceram nas campanhas de Andrés Sanchez, Gilvan de Pinho Tavares e Roberto Dinamite.

Reprodução de material de campanha de Andrés na Internet

Reprodução de material de campanha de Andrés na Internet

Andrés Sanchez – Impossível separar o Corinthians da campanha de seu ex-presidente e responsável pela arena do clube. A exposição do alvinegro no material de campanha dele é tanta que até patrocinadores do time, como a Caixa Econômica, banco público, acabam aparecendo. É o que acontece num depoimento dado por Cássio ao estafe do candidato a deputado federal pelo PT e exibido na conta da campanha no Facebook. O apoio ao cartola foi gravado no CT alvinegro e o atleta estava com camisa do clube. O volante Ralf também gravou uma manifestação de apoio ex-presidente. Andrés deixou o cargo em 2011, mesmo assim, cita títulos do ano seguinte em seu material. "Mas a coroação de todo o trabalho e planejamento realizado por Andrés veio depois, em 2012, com a conquista dos sonhados títulos "Libertadores" e "Campeonato Mundial", diz trecho publicado no site da campanha, que não esquece as obras do estádio corintiano e que usa o escudo do clube em sua capa. Neste sábado, véspera de votação e dia do jogo da equipe contra o Sport, o estafe de Andrés postou o seguinte no Facebook: "Hoje, vai Corinthians. Amanhã, vai Andrés". Pelo menos parte dos integrantes do programa de fidelidade Fiel Torcedor recebeu por e-mail propaganda eleitoral do cartola. Andrés não fala com o blog, por isso não pôde ser ouvido.

Gilvan de Pinho Tavares – A página da campanha para deputado estadual do presidente do Cruzeiro faz referências ao escudo do clube e pega carona nas conquistas do atual campeão brasileiro e líder do Nacional sob o comando de Gilvan. "Um Estado, uma bandeira azul e um coração apaixonado", "Amor pelo Cruzeiro e paixão pelo povo mineiro", "Campeão nos estádios, vencedor no Estado", "Somos Loucos & somos Cruzeiro & somos Gilvan" são alguns dos slogans da campanha do candidato pelo Partido Verde. "Não usei o Cruzeiro na campanha. Só no final, o candidato [a deputado federal] que faz dobradinha comigo achou melhor colocar o escudo e algumas frases sobre o Cruzeiro porque a torcida está muito satisfeita com a minha administração. Relutei, mas me disseram que não havia problema e acabei aceitando. Não preciso disso, o torcedor sabe quem eu sou. Também não tem ninguém do clube pedindo votos pra mim. Na minha campanha não coloquei dinheiro, ela foi basicamente feita com torcedores pedindo votos pelas redes sociais", disse Gilvan ao blog

Roberto Dinamite – Candidato a deputado estadual no Rio pelo PMDB, o presidente vascaíno não usa o escudo do clube em seu site oficial de campanha. E nem cita a sua administração, responsável pelo fato de o time disputar atualmente a Série B. Talvez por causa da queda, Dinamite prefira destacar na página suas glórias como jogador do clube, lembrando jogos e gols históricos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.