Topo

Perrone

São Paulo descarta investigar mordomia de conselheiros criticada por Aidar

Perrone

15/10/2014 12h44

Em reunião na última segunda-feira, o Conselho Deliberativo do São Paulo rechaçou a criação de uma comissão de sindicância para investigar as benesses dadas aos conselheiros do clube durante a gestão de Juvenal Juvêncio, segundo Carlos Miguel Aidar. As supostas mordomias foram criticadas pelo atual presidente em entrevista para a Folha de S. Paulo, em setembro.

A investigação foi pedida por um conselheiro e colocada em votação, mas a maioria decidiu que ela não deve acontecer. Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do órgão, ainda tentou evitar que o assunto fosse votado.

"Ponderei que não era necessária [a comissão de sindicância]. Não vamos fazer do São Paulo um inferno com essa discussão. E não há o que ser investigado porque não houve ilicitude. São maneiras de administrar o clube. Historicamente, os conselheiros recebem ingressos e são convidados para viajar com o time, isso é normal. Mas quem pediu a sindicância insistiu que o tema fosse votado. De cerca de 170 conselheiros, só 10 ou 12 votaram a favor [da investigação]", disse Leco ao blog. Ele não quis revelar o nome do conselheiro que propôs a medida.

Na entrevista para a Folha de S.Paulo, além de criticar viagens pagas a conselheiros, Aidar afirmou que vendeu 20 carros que eram usados por diretores com direito a motorista. Juvenal Juvêncio contesta a informação. Afirma que os veículos faziam parte de contrato com um patrocinador e foram devolvidos porque o acordo acabou.

De fato, administrações anteriores também presenteavam conselheiros com passagem e estadia para acompanhar o time, principalmente na Libertadores.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.