Topo

Perrone

Ele arruma grana e empresta até avião. Conheça o 'paizão' do Cruzeiro

Perrone

26/11/2014 06h00

Após uma difícil negociação, o Cruzeiro acerta o preço para fechar mais uma contratação. Porém, precisa do dinheiro rapidamente para não correr o risco de ver o pretendido ir parar em outro time. Mas o que fazer se levantar milhões numa instituição financeira não é simples, nem sempre o clube interessado tem crédito e os juros são ameaçadores? Basta telefonar para Pedro Lourenço de Oliveira, o principal colaborador cruzeirense atualmente. Foi isso que a diretoria fez várias vezes para montar o time que acaba de conquistar seu segundo título brasileiro consecutivo.

Pedrinho dos Supermercados BH, como é conhecido o sócio-diretor da rede que lhe rendeu o apelido, é conselheiro cruzeirense, apesar de ter sido vice-presidente do Vila Nova-MG, e montou um império em seu ramo.

"Faz muita diferença ter uma pessoa como o Pedro ajudando. Às vezes você precisa de dinheiro rápido para uma contratação e ele consegue isso. Sempre que precisamos, pedimos ajuda para o Pedro, que nunca negou", disse ao blog Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro. "O Palmeiras conta com um presidente que tem condições e empresta para o clube, nós temos o Pedro", completou o cartola.

No entanto, o dirigente não revela quais os atletas que Pedrinho ajudou a contratar, nem entrega quanto o clube deve para o conselheiro, mas diz que paga juros inferiores aos praticados no mercado. "Ele não empresta pelos juros, é para ajudar mesmo. Nós é que fazemos questão de pagar juros para o Pedro não ter prejuízo", afirmou Gilvan.

Entre os principais empresários do futebol brasileiro, o comandante da rede mineira de supermercados é visto como um investidor que tem fatias de atletas cruzeirenses. Mas Gilvan nega que hoje ele tenha parte dos direitos econômicos de jogadores. "Outras diretorias pediram para ele comprar porcentagens, mas hoje o Pedro não tem nada. Ele ajuda o clube".

E a colaboração não é só com dinheiro vivo. "Uma vez, não conseguia voo para ir a uma defesa do Cruzeiro no STJD, no Rio. Liguei, pedi o avião dele e ele emprestou imediatamente", contou Gilvan.

Pedro também fez várias parcerias comerciais com o clube. Sua empresa aparece nos painéis exibidos durante entrevistas coletivas dos cruzeirenses, já estampou a camisa da equipe, foi uma das patrocinadoras do time de vôlei , e o empresário teve lojas de produtos oficiais do time.

O envolvimento e a gorda conta bancária fazem com que Pedrinho seja cotado por conselheiros cruzeirenses para substituir Gilvan, que tem mandato até 2017. Mas o atual presidente diz que o empresário ainda não terá tempo para assumir o cargo quando a próxima votação chegar. A rede, que começou com um supermercado fundado por Pedro em 1996, tem mais de 120 unidades em Minas Gerais. "Um dia, certamente, ele será dirigente do clube, mas o Pedro já me confidenciou que não poderá ser na próxima eleição", afirmou Gilvan.

Até lá, Pedro seguirá ouvindo constantemente o som de moedas tilintando que o computador de sua sala emite cada vez que a cadeia de supermercados atinge R$ 1 milhão em vendas, conforme mostrou reportagem na versão digital do jornal mineiro 'Hoje em Dia".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.