Topo

Perrone

Dudu perdeu em gols no Brasileirão até para beque são-paulino

Perrone

09/01/2015 06h00

A frieza dos números sobre o desempenho dos atacantes no último Brasileirão equivale a jogar um balde de água fria na quente disputa que foi travada entre Corinthians e São Paulo por Dudu.

Defendendo o Grêmio, o atacante do Dínamo de Kiev fez apenas 3 gols na competição. Luciano, que terminou o ano como reserva corintiano, marcou o dobro. Na comparação com são-paulinos, o ex-gremista perde até para o zagueiro Édson Silva, que balançou a rede quatro vezes no Nacional.

De acordo com o site "Transfermarkt", Dudu participou de 35 jogos no Brasileirão. Assim, sua média é de 0,08 gol por jogo. Luciano disputou 34 partidas, ostentando média de 0,17 gol por apresentação.

A diferença de desempenho aumenta na comparação entre Dudu e o são-paulino Alan Kardec, que marcou o triplo de gols do que o ex-jogador do Grêmio. Isso apesar de disputar sete jogos a menos do que o possível futuro companheiro. Como balançou as redes nove vezes no Brasileiro, Kardec teve média de 0,3 gol por apresentação.

Diante desses números, não é tarefa fácil entender a disposição de corintianos e são-paulinos em despejar milhões de euros na conta do Dínamo para ter Dudu. A proposta alvinegra foi de 3,6 milhões de euros parcelados, com primeiro pagamento em maio, por 60% dos direitos econômicos. Já os tricolores, que agradaram mais aos ucranianos, oferecem 3 milhões de euros por 50%. E pagariam a primeira parcela à vista. Como o blog mostrou nesta quinta, Mário Gobbi não quer gastar imediatamente com contratações, pois prioriza o pagamento dos salários atrasados. Segundo o UOL Esporte, nesta quinta, Gobbi vetou a contratação justamente porque o Dínamo insitiu em receber parte da quantia à vista.

Não dá para esquecer que o São Paulo atrasou pagamentos a seus jogadores durante a temporada passada. E o Corinthians ainda deve direitos de imagem a seus atletas. Mesmo assim, ambos estão dispostos a gastar para ter um atacante que produziu menos do que profissionais que eles têm em casa.

dudu-arrisca-finalizacao-para-o-gremio-1416781133682_615x300

Crédito da imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.