Topo

Perrone

Menor com arsenal e policial ferido aumentam munição do MP contra torcidas

Perrone

10/02/2015 06h00

O Estado não deve gastar para escoltar pessoas que só querem ir a um jogo de futebol para brigar. Essa foi uma das justificativas dadas pelo promotor Paulo Sérgio de Castilho para pedir, sem conseguir, torcida única no clássico entre Palmeiras e Corinthians, no último domingo. Não é que os registros da PM sobre os problemas ocorridos antes da partida retratam pessoas que são capazes de tudo para brigar, engrossando a tese do Ministério Público?

São indivíduos dispostos a sair na mão com os policias que os protegem de grupos rivais, justamente para poderem duelar com inimigos. Tem até menor flagrado com um arsenal de porretes de madeira, canos e rojões. O saldo foi de pelo menos um policial ferido.

O MP analisa os acontecimentos. De acordo com a Folha de S.Paulo, o órgão vai entrar com uma ação contra os dois clubes e a FPF já que havia recomendado que não fossem vendidos ingressos para os visitantes.

Leia abaixo os boletins de ocorrência registrados pela PM e enviados ao blog pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado.  Vale lembrar que neles não aparecem as queixas de torcedores sobre agressões feitas por policiais militares. E nem as deploráveis provocações entre as organizadas dentro do estádio. Como o grito entoado por torcedores uniformizados do Corinthians que prometem "mijar no caixão" de Cléo, ex-líder da Mancha Verde assassinado no final dos anos 1980.

 

BO (Boletim de Ocorrência) 07-15 Furto – Instaurado IP (Inquérito Policial) para apurar

BO 08-15 Promover Tumulto art. 41 B do Estatuto do Torcedor e Lesão Corporal Dolosa – Policiais agredidos durante a escolta de torcedores corintianos, por integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Pavilhão 9 que queriam sair do comboio de escolta para ir em direção dos torcedores do Palmeiras para agredi-los. Autoria desconhecida, Inquérito Policial instaurado para apurar os fatos, autoria e circunstâncias.

TC (Termo Circunstanciado) número 01-15 art. 41 B – promoção de tumulto e portar instrumentos para prática de crime. Rua Diana, 10 Perdizes – dois torcedores um maior da Torcida Mancha Alviverde e um adolescente foram abordados por policiais militares em razão de portarem 05 bastões de madeira e 05 canos metálicos, sendo que em revista no veículo de propriedade do maior ainda foram encontrados 05 rojões não deflagrados, além de um boné e uma camiseta da Torcida Mancha Alvi Verde, no interior do veículo Corsa.

TC 02-15 – PROMOÇÃO DE TUMULTO E LESÃO CORPORAL 04 torcedores da Mancha Alviverde foram detidos após jogarem pedras e garrafas em policiais militares. 01 policial militar ferido.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.