Topo

Perrone

MP estuda até torcida única em Palmeiras x Corinthians

Perrone

04/02/2015 06h00

O clássico entre Palmeiras e Corinthians, no próximo domingo, no Allianz Parque, disparou o alerta máximo do Ministério Público de São Paulo. Os promotores Paulo Sergio de Castilho (Juizado Especial Criminal), e Roberto Senise Lisboa (Consumidor) vão se reunir na tarde desta quarta para definir as recomendações de segurança relativas à partida. Uma das possibilidades é tomar a drástica decisão de pedir para que o jogo seja com torcida única. Nesse caso, só palmeirenses poderiam comprar ingressos.

"Vou conversar com o doutor Senise, vamos ouvir a Polícia Militar e ver o que é melhor. Se chegarmos à conclusão de que é necessário fazer o jogo com uma torcida só, vamos tomar essa atitude", disse Castilho ao blog.

Confrontos entre os dois rivais sempre são considerados de risco pelo MP, mas a preocupação aumentou porque na semana retrasada um membro da Gaviões da Fiel conhecido como Dime foi assassinado. Palmeirenses são apontados pelos corintianos como os responsáveis. No último domingo, durante o jogo com o Marília, integrantes da Gaviões gritaram "torcida de covardes" e "vamos matar porco".

"Depois dessa morte, eu me preocupo com a torcida do Corinthians dentro do estádio do Palmeiras e também fora dele, no deslocamento. Vamos tomar uma decisão antes que a venda de ingressos comece", afirmou Castilho.

Até a noite desta terça-feira a comercialização dos bilhetes para o clássico não havia começado.

Em 2012, os corintianos também prometeram aos berros matar palmeirenses às vésperas do confronto entre as duas equipes. Dois membros da Mancha Alviverde acabaram morrendo numa batalha entre as organizadas. Na ocasião, os corintianos falavam em vingar a morte de um amigo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.