Topo

Perrone

Sem dia do Corinthians, Andrés quer aposentadoria em 20 anos para atletas

Perrone

26/02/2015 12h25

Depois de sucumbir às críticas e pedir a retirada do projeto de lei que assinava com o deputado federal Goulart (PSD-SP), Andrés Sanchez (PT-SP) apresentou nesta quinta uma nova ideia. O petista assinou projeto de lei complementar que estabelece critérios para a concessão de aposentadoria especial para atletas profissionais e semiprofissionais de alto rendimento.

O ex-presidente corintiano propõe que os atletas, incluindo jogadores de futebol, é claro, tenham direito à aposentadoria após 20 anos de trabalho e de contribuição previdenciária. Para gozar do benefício, eles precisam ter disputado campeonatos nacionais.

Na justificativa do projeto, Andrés argumenta que a Constituição só permite critérios especiais de aposentadoria para os trabalhadores que atuam em condições que prejudiquem a saúde e integridade física. Ele cita a série de lesões sofridas pelos atletas para pedir o tratamento diferenciado.

O deputado, superintendente de futebol do Corinthians, escreveu que no caso do futebol as contusões ainda trazem prejuízo de ordem financeira, "atingindo também o clube".

No final de sua justificativa, que contém trechos específicos sobre jogadores de futebol, Andrés diz que o projeto visa corrigir injusta distorção. Alega que a carreira de atleta profissional é curta, o que torna razoável um período de contribuição previdenciária mais curto do que 35 anos para homens e 30 para mulheres.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.