Topo

Perrone

Julgamento de presidente da Gaviões é suspenso após destruição de vídeo

Perrone

28/03/2015 15h56

Na última sexta (27),  a Justiça concedeu liminar a Rodrigo de Azevedo Fonseca Lopes, presidente da Gaviões da Fiel. A decisão deve impedir que ele vá a júri no próximo dia 22 pela morte de um palmeirense.

Diguinho, como é conhecido o corintiano, é acusado de matar Diogo Lima Borges, da Mancha Alviverde, em 2005.  Mas o advogado da Gaviões da Fiel, David Gebara, obteve a suspensão do processo ao alegar que uma importante prova foi destruída por decisão da Justiça.

A destruição foi de um CD com imagens da briga entre Gaviões e Mancha no metrô Tatuapé, em 2005. A ordem foi dada pela Justiça, como sustenta a defesa, após imagens do conflito serem impressas e anexadas ao processo.

Acontece que o advogado do réu alega que não aparecem nos autos as cenas do início da confusão, que estariam no CD destruído. Assim, ele entrou com um mandado de segurança pedindo que as imagens apresentadas fossem retiradas do processo. Como não mostram o início da batalha, elas prejudicam a defesa do presidente da Gaviões, segundo a defesa.

Também foi pedida e concedida uma liminar para que o processo fosse suspenso até a decisão sobre se as imagens serão retiradas dos autos. Assim, a ida do réu a júri deve ser adiada.

O início da briga é importante para defesa sustentar a tese de que houve rixa, com os envolvidos assumindo o risco de morte. O CD destruído teria imagens de corintianos e palmeirenses armados com paus.

Se a tese de rixa vingar, Diguinho não responderá por homicídio.

Procurado, Gebara disse que não daria entrevista.

O presidente da Gaviões também é acusado de homicídio e formação de bando ou quadrilha, com 13 colegas em processo sobre a morte de dois palmeirenses em 2012.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.