Topo

Perrone

Torcida do SPFC está mais atrás do Corinthians do que seu time na 'Liberta'

Perrone

31/03/2015 06h07

Entre outras críticas, a torcida do São Paulo, especialmente a uniformizada Independente, não perdoa o clube pelas duas derrotas para o Corinthians nesta temporada, na Libertadores e no Paulista. A demolidora cobrança, no entanto, não leva em conta que a diferença de performance do tricolor para o alvinegro em campo tem sido menor do que na arquibancada.

Na Libertadores, competição que mais interessa aos dois clubes, o Corinthians acumula na fase de grupos três vitórias em três jogos, aproveitamento de 100%. Já o São Paulo perdeu uma de suas três partidas, conquistando cerca de 67% dos pontos, ou 33% a menos do que o rival. Apenas três pontos separam os dois times paulistas. Numa rodada só a equipe de Muricy pode alcançar a pontuação do time comandado Tite.

Mas, na venda de ingressos como mandante, o abismo entre os dois clubes é muito maior. O São Paulo vendeu 16.689 bilhetes para a partida em que venceu o Danúbio no Morumbi por 4 a 0. Diante do mesmo adversário, nesta quarta, o Corinthians colocará pelo menos o dobro de pagantes em Itaquera. Até segunda-feira já tinham sido comercializadas 33.500 entradas.

Na soma de suas duas primeiras partidas no torneio em casa _ contra o Once Caldas, na briga por uma vaga na fase de grupos, e diante do São Paulo _ o Corinthians registrou 73.722 ingressos vendidos. A média é de 36.861 pagantes, sem contar a venda antecipada para o confronto com o Danúbio.

Já o São Paulo negociou 26.236 ingressos para a sua vitória por 1 a 0 sobre o San Lorenzo, acumulando 42.925 pagantes em duas partidas no Morumbi. Sua média em casa é de 21.462,5 pagantes. A marca corresponde a cerca de 58% da média corintiana, o que também configura uma diferença maior do que entre o aproveitamento de pontos dos rivais.

Já pensou se cartolas e jogadores resolvessem protestar contra os torcedores tão intensamente como têm sido cobrados? Só por dizer que nem com portões abertos os são-paulinos encheriam o Morumbi contra o Corinthians, o vice de futebol tricolor, Ataíde Gil Guerreiro já foi hostilizado no estádio. E por torcedor que não era de organizada.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.