Topo

Perrone

Justiça nega recurso para o Santos contra a DIS no 'caso Wesley'

Perrone

28/04/2015 09h44

O Santos sofreu nova derrota na Justiça para a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda. Nesta terça, o Diário Oficial de São Paulo publicou decisão em segunda instância que nega recurso ao clube em ação na qual o alvinegro contesta dívida cobrada pela DIS por conta da venda de Wesley para o Werder Bremen, em 2010.

Em sua defesa, o clube alega  supostas irregularidades na comercialização de direitos econômicos de sete jogadores com a empresa durante a gestão de Marcelo Teixeira como presidente do clube.

O argumento era usado pelos santistas para se recusar a pagar dívidas cobradas pela DIS. No caso desse processo, a referente a 25% dos direitos econômicos de Wesley, vendido ao Werder com a equipe brasileira recebendo pelo menos 6 milhões de euros.

No entanto, os argumentos do Santos de que a empresa se aproveitou do fato de o time ser hipossuficiente (não ter condições de sustentar) e de que havia desequilíbrio econômico no contrato a favor da DIS não foram aceitos. Assim, a cobrança foi considerada legal e a execução da dívida determinada.

Agora o clube ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

Por sua vez, a DIS planeja levar a leilão do CT Menios da Vila, das categorias de base do Santos, para receber o que cobra. Ou ainda conseguir um acordo com os santistas, o que é visto na empresa como mais prático.

O Santos também contesta as vendas dos direitos econômicos de Ganso, André, Tiago Luis, Overath Breitner, Anderson Planta e Diego Faria.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.