Topo

Perrone

Após escândalo, senador tenta destravar projeto para que TCU cuide da CBF

Perrone

28/05/2015 16h15

 Motivado pela prisão de José Maria Marin, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) tentará acelerar a tramitação de seu projeto que prevê investigação do TCU nas contas da CBF. A proposta foi feita no ano passado, logo após a Copa do Mundo, mas está travada.

"Diante dessa investigação feita pela Justiça americana, que atingiu o futebol brasileiro, acho que o momento é propício para aprovar o projeto. Vou acompanhar isso mais de perto agora", declarou Dias ao blog.

Escorado na tese de que o futebol é parte do patrimônio cultural brasileiro, o projeto estabelece que CBF e federações estaduais sejam obrigadas a encaminhar anualmente suas contas para apreciação do TCU (Tribunal de Contas da União).

As entidades também teriam que comunicar ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) suas operações acima de R$ 5.000. O não cumprimento prevê cortes de eventuais benefícios federais e estaduais e bloqueio de possíveis receitas geradas por loterias.

O senador também tenta transformar o projeto em uma emenda da Medida Provisória da moralização do futebol brasileiro.

Dias, que presidiu a CPI da CBF entre 2000 e 2001, disse que não ficou surpreso com a prisão de Marin e o envolvimento do empresário J.Hawilla no escândalo.

"A surpresa foi não chegarem antes aos envolvidos. Na CPI de 15 anos atrás, identificamos uma relação de corrupção entre a CBF e a Fifa. As pessoas foram indiciadas, mas na Justiça federal as ações foram sendo proteladas e até trancadas. Se houvesse uma condenação, novos delitos poderiam ter sido evitados", declarou o senador.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.