Topo

Perrone

Em crise, CBF propõe limitação de mandato para presidente

Perrone

04/06/2015 16h44

Colaborou Rodrigo Mattos, do UOL, no Rio de Janeiro

Asfixiada pelo maior escândalo da história do futebol mundial, a CBF acena com uma mudança na regra que ela considerava menos negociável de seu estatuto: a limitação de mandatos do presidente.

Em reunião na última terça, na sede da entidade, Marco Polo Del Nero e os presidentes de federações estaduais discutiram o tema, alvo da Medida Provisória que cuida do refinanciamento das dívidas dos clubes brasileiros. Os cartolas concluíram que seria melhor fazer a alteração e se antecipar à MP num momento em que estão sob fogo cerrado. Del Nero afirmou no encontro que por ele a nova regra poderia prever até a proibição de reeleição. O presidente exerceria seu mandato e iria embora.

Porém, a maioria dos dirigentes disse preferir que seja permitida uma reeleição, após quatro anos de mandato. Atualmente não há limitação.

No próximo dia 11, haverá assembleia geral na CBF para que clubes e federações votem mudanças no estatuto. As alterações não foram divulgadas pela confederação, mas Walter Feldman, secretário-geral da CBF, confirmou o desejo de incluir o limite de reeleição na alteração estatutária. "A limitação do mandato é uma questão central na reforma do estatuto. Já vínhamos pensando nisso antes da Medida Provisória", disse Feldman.

O texto da MP, que ainda depende de aprovação no Congresso, prevê que só terão direito ao refinanciamento das dívidas fiscais os clubes que participarem de competições organizadas por entidades com limitação de dois mandatos.

Del Nero, que assumiu o cargo neste ano, presidia a Federação Paulista desde 2003. Segundo dirigentes de entidades estaduais, ele pode renunciar ao seu novo cargo, dependendo do desfecho das investigações do FBI sobre corrupção na CBF. Ele não foi citado pela Justiça americana. Mas um dos suspeitos de receber propina tem credenciais que conferem com as suas: membro dos altos escalões de Fifa, CBF e Conmebol.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.