Topo

Perrone

Relator vai incluir seleção brasileira como patrimônio cultural em MP

Perrone

08/06/2015 08h39

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) deve incluir no texto da Medida Provisória sobre o refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes a transformação da seleção brasileira em patrimônio cultural. A regra não fez parte do relatório preliminar da MP, mas é sugerida por parlamentares para que o governo possa ter ingerência sobre a CBF.

Diz o artigo 216 da constituição: "O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação." O mesmo artigo determina que "os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei".

O deputado federal Sílvio Torres (PSDB-SP) criou projeto que põe a seleção brasileira como patrimônio cultural. Assim, contratos da CBF relativos à seleção poderiam ser naturalmente analisados pelo Ministério Público sob o argumento de preservar o patrimônio cultural brasileiro.

No senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), tem projeto para o futebol ser considerado patrimônio cultural brasileiro. Ele acredita que assim o TCU (Tribunal de Contas da União) poderá fiscalizar a CBF.

Já o senador Zezé Perrella (PDT-MG), ex-presidente do Cruzeiro, sugeriu em reunião da comissão responsável pela MP que a CBF seja transformada em patrimônio cultural, tornando a vigilância do Estado mais direta.

"O projeto do Sílvio Torres me parece o mais adequado, é esse que devo incluir como uma emenda (à MP)", disse Leite ao blog.

A Medida Provisória ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. A seleção como patrimônio cultural e outras propostas podem ser cortadas da redação final. Mas, Leite acredita que o escândalo de corrupção na Fifa, com a prisão de José Maria Marin, dará mais força para a aprovação das medidas de fiscalização e transparência da CBF.

Veja abaixo quadro produzido por Otávio Leite que resume o relatório preliminar da MP.

Reprodução

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.