Topo

Perrone

Banco pede penhora de bens de ex-dirigentes do Clube dos 13 por R$ 16,9 mi

Perrone

17/07/2015 06h00

Uma herança indesejada deixada pelo extinto Clube dos 13 ameaça o patrimônio de dois de seus ex-dirigentes: Fábio Koff e Fernando Carvalho. A penhora de bens da dupla foi pedida pelo Bicbanco (Banco Comercial e Industrial).

A instituição financeira cobra uma dívida de R$ 16.918.556,49 da associação que reunia os principais clubes do Brasil. Como Koff, ex-presidente do C13, e Carvalho, que era vice, foram avalistas dos empréstimos, o credor resolveu pedir o arresto dos bens deles e do que o Clube dos 13 ainda tiver, se existir algo, como garantia de pagamento.

A ação corre em primeira instância. Nesta quinta, a 34ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo expediu uma carta precatória de citação, penhora e avaliação para Koff e Carvalho no Rio Grande do Sul. Ela funciona com um mandado de pagamento. Os ex-dirigentes precisam quitar o débito para impedir a penhora.

"O Bicbanco é obrigado a fazer isso por causa do Banco Central, mas eles estão nos dando a oportunidade de fazer um acordo. Então, não é agora que vou adiantar as medidas que podemos tomar", disse Carvalho, também ex-presidente do Internacional, ao blog.

Segundo o ex-dirigente, o C13 fazia empréstimos e repassava o dinheiro aos clubes. Antes de a entidade fechar as portas foi feito um acerto de contas. "Só três clubes não pagaram o que deviam: Botafogo, Goiás e Guarani. É esse valor que o banco está cobrando. Agora estamos conversando para ver o que podemos fazer, mas o problema é que o Clube dos 13 não tem mais uma diretoria constituída para resolver esses assuntos", declarou Carvalho.

No final da tarde desta quinta, o blog enviou e-mail para a assessoria de imprensa do Botafogo sobre o tema, mas não obteve resposta até a publicação deste post. Por sua vez, Horley Senna, presidente do Guarani, não atendeu aos telefonemas, assim como Koff, que se recupera de problemas de saúde. O blog não conseguiu localizar a diretoria do Goiás.

Antes de a carta precatória ser enviada, o Bicbanco havia tentado obter uma liminar para conseguir o arresto dos bens mais rapidamente. Porém, o pedido foi negado no dia 4 de maio. Na ocasião, foi dado prazo de três dias para o pagamento ser feito. No caso de o débito não ser quitado, ficou determinado que seriam feitas penhora e a avaliação dos bens para garantir a execução.

Na ação, o Bicbanco pinta um quadro de penúria do C13. "Em pesquisa realizada pela credora em 20 de janeiro de 2010, o número de protestos (em nome do Clube dos 13) já era de 188, assim também como revelou a nova consulta a existência de 16 cheques sem fundos", escreveram os advogados do banco. A intenção deles era mostrar a urgência do arresto de bens.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.