Topo

Perrone

Del Nero não aparece em audiência de processo contra jornalista preso

Perrone

29/07/2015 06h00

Preso desde 6 de julho, o jornalista Paulo Cezar de Andrade, editor do "Blog do Paulinho", deixou a prisão na última sexta apenas para participar de audiências referentes a outros processos dos quais é réu. Uma delas seria com Marco Polo Del Nero. E não é que o presidente da CBF não compareceu?

Diante do "w.o", Romeu Tuma Júnior, ex-secretário nacional de Justiça e que defende o jornalista conhecido como "Paulinho do Blog", pediu e conseguiu a extinção da punibilidade (impossibilidade de punir o autor) por ausência injustificada em audiência. Apenas o advogado de Del Nero no caso, Daniel Sato, apareceu.

Procurada pelo blog, a direção de comunicação da CBF, declarou que o dirigente não comentaria o assunto.

Desde que seu antecessor na confederação, José Maria Marin, foi preso na Suíça acusado de receber propina na venda de direitos de transmissão de TV, Del Nero tem evitado comparecer a eventos fora do país, o que, obviamente, não era o caso da audiência, realizada em São Paulo.

O cartola não foi à última reunião da Fifa na Suíça, nem à Copa América, no Chile, e tampouco ao sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Del Nero havia apresentado queixa-crime contra Paulinho, mas é impossível conhecer os detalhes da acusação porque o processo corre em segredo de justiça.

Por sua vez, o jornalista e blogueiro foi condenado a cinco meses e dez dias em regime semia-aberto por crime de difamação (clique aqui para saber detalhes).

Por duas vezes, Tuma Júnior tentou habeas corpus para seu cliente, sem nada conseguir até esta terça. "Ele foi condenado em regime semi-aberto e está cumprindo pena em regime fechado numa delegacia. Isso é ilegal, ninguém pode cumprir pena em delegacia. E se não houver vaga no regime semi-aberto, é necessária uma solução menos drástica", afirmou o advogado ao blog.

Paulinho está detido no 31º Distrito Policial, na Vila Carrão, na capital paulista. "Pra mim, ele pode ser considerado um preso político. É um exagero o que estão fazendo com ele. É muito grave, hoje é com ele, amanhã pode ser com qualquer outro jornalista. É perigoso para ele ficar lá. Agora tem um preso que é da Mancha (Alviverde). É um perigo, ele já olhou de um jeito intimidador para o Paulinho", reclamou Tuma Júnior.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.