Topo

Perrone

Justiça contraria PM e manda torcedores brigões ficarem em batalhões

Perrone

15/08/2015 06h00

Em decisão que contraria entendimento da Polícia Militar, a Justiça determinou nesta sexta que seis membros da Gaviões da Fiel e dois da Mancha Alviverde compareçam a batalhões da PM nos dias de jogos de seus times.

Réus em caso de homicídio, eles estão proibidos de comparecer às partidas de Corinthians e Palmeiras como mandantes no Estado de São Paulo desde março, mas até agora não cumpriram a medida restritiva imposta pela Justiça. Isso porque a PM, escorada numa decisão da Secretaria de Segurança Pública, não aceita receber os torcedores.

A nova decisão da Justiça é baseada na "obrigação legal da Polícia Militar de garantir o cumprimento de ordens judiciais". A PM, no entanto, está desobrigada de fornecer alimentação aos torcedores enquanto eles estiverem no batalhão.

O "castigo" vai durar até o final do processo relativo às mortes de dois palmeirenses em confronto entre as torcidas na Avenida Inajar de Souza, em São Paulo, em 2012.

A Secretaria de Segurança Pública sustenta que foram alterados os locais de cumprimento das medidas restritivas com, os torcedores devendo ser encaminhados para prestar serviços no Corpo de Bombeiros e em outras instituições. Porém, pelo menos um dos advogados dos réus argumenta que a Justiça não ordenou que eles prestassem serviços. Desta forma, acredita que eles não têm como cumprir a medida.

A Polícia Militar pode recorrer da decisão.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.