Topo

Perrone

Sabe quando o SPFC lucrará com Pato? Só se ele valer mais de 17 mi de euros

Perrone

13/08/2015 09h45

A diretoria do Corinthians diz ter recebido várias sondagens de clubes interessados em Alexandre Pato. Está ansiosa para vender o jogador. E se isso acontecer, o São Paulo põe algum no bolso?

Dificilmente.

O clube do Morumbi só receberá alguma coisa se o atacante for vendido antes do final do ano, quando termina seu empréstimo, por uma quantia superior a 17 milhões de euros. Hoje, a soma parece fora da realidade do mercado.

A cláusula 3.3 do contrato de empréstimo, obtido pelo blog, diz que o clube tricolor ficará com 10% do valor que ultrapassar 17 milhões de euros. Se a venda for feita por menos, o São Paulo fica sem nada. O Corinthians pagou 15 milhões de euros pelo atacante.

Uma negociação no ano passado teria dado aos tricolores 10% do montante total. Mas ela só poderia ser feita a partir de 15 milhões de euros.

Agora, o São Paulo é obrigado a liberar Pato ou a igualar a oferta em 48 horas se aparecer alguém disposto a pagar 10 milhões de euros.

Os são-paulinos querem manter o atacante, mas sem precisar desembolsar uma alta quantia. Como mostrou o blog, o clube tenta usar a seu favor uma cláusula que obriga o Corinthians a renovar garantia bancária que assegura o pagamento de sua parte nos direitos de imagem do atleta. Como a renovação não foi feita, o alvinegro ficou sujeito ao pagamento de multa de R$ 10 mil diários a partir de 15 de fevereiro. O valor da penalidade já é de aproximadamente R$ 1,3 milhão e o São Paulo quer negociar a troca da multa por mais um ano de empréstimo.

Porém, o Corinthians entende que não precisa mais apresentar a garantia bancária e respondeu uma notificação extrajudicial enviada pelo rival sobre o assunto. As duas diretorias, no entanto, não revelaram ao blog o teor da resposta corintiana.

A falta de renovação da garantia também aumenta para 20 milhões de euros o valor mínimo de uma oferta por Pato que obrigue o São Paulo a liberar o jogador.

Veja abaixo a cláusula que regula a participação do São Paulo numa eventual venda de Pato durante o empréstimo.

Reprodução

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.