Topo

Perrone

Corinthians x Odebrecht? Arquiteto diz que estádio está inacabado

Perrone

01/10/2015 02h00

Com Dassler Marques, do UOL , em São Paulo

Conforme o blog antecipou, a Odebrecht deu por encerrada as obras da Arena Corinthians nesta quarta. Apenas uma pequena equipe permanece no local para fazer eventuais ajustes. A decisão, porém, gera polêmica. Anibal Coutinho, arquiteto que projetou o estádio, diz que ela não está pronta.

Ele é um dos sócios da CDC Arquitetos, que, juntamente com a DDG, foi contratada pelo alvinegro em 2011 para acompanhar o cumprimento do projeto arquitetônico do estádio. Sua análise, então, abre a possibilidade de um embate entre Corinthians e construtora. Tanto que o deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), responsável corintiano pela arena, disse ao UOl Esporte que o clube espera os laudos das duas empresas para decidir se assina o Certificado de Aceitação Final.

"Eu não sou engenheiro, por isso o escritório de arquitetura fará a vistoria. Aí sim poderemos dar ou não o aceite. Quando você entrega a obra, existe uma vistoria por uma empresa contratada. A gente pôs ela para fazer a vistoria, então veremos o que falta e se será dado algum desconto (no valor a ser pago pelo clube para a construtora) ou se será feito mais para frente", declarou Andrés ao UOL Esporte. O clube também vai contratar uma empresa para analisar se o contrato foi cumprido nas demais áreas, que fogem do âmbito arquitetônico.

Coutinho afirmou, na contramão do que declara a construtora, que a arena ainda é incapaz de arrecadar todas as receitas previstas.

"Não adianta entregarem o centro de convenções (última grande etapa que a Odebrecht afirma ter construído) se o lado de fora está naquele estado lastimável. O estádio está impossibilitado de gerar grande parte de suas receitas, fora a bilheteria, pelo aspecto de obra permanente e por causa do processo lento de destruição de sua imagem", afirmou Coutinho.

Ele sustenta que os constantes atrasos na conclusão da obra, além de impedirem que o clube usasse espaços importantes para arrecadar dinheiro, afugentaram possíveis investidores. Isso porque os interessados não tinham certeza de quando as instalações que interessavam a eles ficariam prontas.

"Não tenho interesse em polemizar com a construtora porque não me cabe esse papel. O que me cabe em contrato com o Corinthians, no qual Odebrecht é interveniente e anuente, é acompanhar a evolução da obra", afirmou Coutinho.

Em julho, ele enviou um relatório ao clube informando que mais de uma centena de itens ainda precisava ser feita pela construtora. Por sua vez, a Odebrecht afirmou em nota enviada ao blog que finalizou os trabalhos e que eles "ficaram dentro do valor contratual acordado com o Corinthians, de R$ 985 milhões".

Porém, há no clube quem entenda que serviços que não teriam sido feitos deixaram a obra num valor inferior ao combinado.

"O foco não é financeiro, não estamos nesse momento questionando nenhuma cifra, nem desconfiando da idoneidade da construtora. Estamos apenas exigindo que o projeto seja feito de acordo com o que foi contratado e pago. A análise da obra só pode ser feita à luz desse contrato", declarou o arquiteto.

O blog mostrou nesta quarta que várias partes do entorno da arena estão diferentes em relação previsto no projeto original.

Em sua nota, a Odebrecht sustenta que modificações foram feitas em sintonia com o clube. "O escopo das obras foi estabelecido de comum acordo com o Corinthians ao longo da construção, respeitando os ajustes ou modificações de especificações previstas no contrato e definidas pelo clube como aquelas necessárias para o pleno funcionamento da arena, cuja aceitação vem sendo comprovada pela torcida e pelos sucessivos recordes de público", diz a Odebrecht.

Mais uma vez, Coutinho tem posição divergente. "Estranho que o Corinthians seja invocado como elemento que tenha modificado o contrato sendo que o contratante é o fundo imobiliário (que administra a arena). Só o fundo pode autorizar modificações no contrato em forma de aditivo", disse ele.

Leia abaixo, na íntegra, nota enviada ao blog pela Odebrecht.

"A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) esclarece que concluirá hoje (ontem), dia 30 de setembro, as obras de acabamento do Centro de Convenções da Arena Corinthians, finalizando assim os trabalhos que ficaram dentro do valor contratual acordado com o Sport Club Corinthians Paulista, de R$ 985 milhões.

O Escopo das obras foi estabelecido de comum acordo com o SCCP ao longo da construção, respeitando os ajustes ou modificações de especificações previstas no contrato e definidas pelo clube como aquelas necessárias para o pleno funcionamento da Arena, cuja aceitação vem sendo comprovada pela torcida e pelos sucessivos recordes de público.

A CNO desmobilizou o seu efetivo na Arena Corinthians e permanece no local apenas uma pequena equipe de empresas especializadas, que finaliza uma área de vitrine na entrada principal do lado oeste, além de realizar outros ajustes em algumas áreas que já tiveram obras concluídas." 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.