Topo

Perrone

Justiça suspeita de ocultação de valores e manda Neymar mostrar documentos

Perrone

13/10/2015 12h30

Neymar pai e suas empresas sofreram nova derrota no processo movido pelo fundo Terceira Estrela (Teisa) para ter acesso a todos os documentos relativos à transferência do jogador para o Barcelona. Em julgamento no último dia 29 e que teve seu teor publicado no Diário Oficial de São Paulo nesta terça, foi negado recurso contra a decisão que determina a apresentação de toda a papelada, sob risco de busca e apreensão.

O pai de Neymar  tinha conseguido impedir a exibição graças a uma liminar que valia até o julgamento desse recurso. Agora, os documentos precisam ser exibidos, mas cabe novo recurso.

A segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que "há robustas evidências de que o valor real envolvido na transferência do jogador tenha de fato sido ocultado pelos participantes diretos do negócio, com intuito de prejudicar a Teisa". Por isso, o entendimento é de que a empresa tem o direito de ver a documentação. Ela detinha 5% dos direitos econômicos do atacante. O estafe de Neymar sempre negou que tenha havido tentativa de esconder o preço real da transação a fim de prejudicar Santos, Teisa e DIS (empresa que também tinha uma fatia dos direitos econômicos).

No recurso, os advogados do pai do jogador tinham alegado que os documentos não poderiam ser exibidos porque remetem a relações jurídicas com terceiros.

Abaixo, veja trecho da decisão contrária ao pai de Neymar.

Reprodução

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.