Topo

Perrone

Filho de Sarney está pronto para assumir CBF no lugar de Del Nero

Perrone

03/12/2015 09h35

De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo", a Fifa investiga e pode suspender Marco Polo Del Nero, que teria que deixar a presidência da CBF durante a suspensão. Se isso acontecer, o dirigente não será pego de calças curtas. Não correrá o risco de ter que entregar a cadeira para alguém que não tem sua confiança. Isso porque Fernando José Macieira Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, está preparado para assumir o cargo.

Se Marco Polo pedir licença, de acordo com o estatuto da confederação, ele  pode escolher um de seus quatro vices para ficar no cargo. Se ele renunciar, o mais velho assume o poder. Essa condição é ocupada por Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense e opositor de Del Nero. Porém, presidentes de federações entendem que o estatuto é claro ao dizer que em caso de impedimento o vice com mais idade deve assumir. E que a suspensão, apesar de ser provisória, é um impedimento.

Segundo o "Blog do Rodrigo Mattos", existe a possibilidade de Del Nero pedir licença antes de uma eventual suspensão, indicando um substituto. Se isso ocorrer, o caso pode parar na justiça. 

Desde maio deste ano, quando começaram as prisões de dirigentes acusados de atos de corrupção por ordem da Justiça americana, o presidente da CBF teve tempo para moldar um substituto interino, embora ele negue ter cometido irregularidades ou ter o desejo de se ausentar do cargo.

Nesse período, além de emprestar seu sobre nome para a articulação da defesa de Del Nero na CPI, Fernando, vice da entidade, ganhou espaço na CBF. Comandou reunião com dirigentes de federações e até tentou intermediar a paz entre Delfim e o presidente, sem sucesso. Saber se relacionar com os dirigentes estaduais é fundamental para quem ocupar o cargo máximo na confederação.

Outro ponto importante é transitar bem na Conmebol. E o representante do clã Sarney na cartolagem também já participou de reunião na entidade sul-americana e ganhou afinidade com os temas debatidos por ela.

O mesmo vale para a Fifa. Nesta semana, Fernando pela primeira vez participa de reunião da entidade desde que foi indicado por Del Nero para integrar o comitê executivo da federação internacional. A indicação incomodou dirigentes que não foram consultados, como Gustavo Dantas Feijó, também vice da entidade.

Além desses requisitos, Sarney preenche o mais importante para o caso de Del Nero ter que se ausentar. Ele é o único dos vices que tem integralmente a confiança do presidente. Com Fernando no cargo, se for preciso, Marco Polo provavelmente não terá surpresas. Poderá ver suas vontades serem realizadas, continuará com o controle da situação, mesmo sem a caneta.

"Desde que vi o Fernando assumir uma reunião depois de o Del Nero ter que sair, falo que ele vai assumir se o presidente se licenciar", disse Peixoto ao blog, antes da notícia do risco de a Fifa suspender o principal cartola do país.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.