Topo

Perrone

Após tensão, oposição elogia diretoria do SPFC por acordo com Globo

Perrone

23/02/2016 23h01

As horas que antecederam a reunião desta terça em que o São Paulo aprovou a renovação de seu contrato com a Globo para a transmissão do Brasileirão em TV fechada (Globsat) foram de tensão entre situação e oposição. No final, porém, ao conhecerem mais detalhes do acordo, opositores elogiaram o trabalho da diretoria. Mas creditando também a melhora no contrato à pressão dos conselheiros.

Com o receio de não ter o acordo aprovado, a direção tricolor se reuniu com a Globo para obter uma proposta só pelos direitos em TV fehada, facilitando a comparação com a oferta do Esporte Interativo, que não contemplava a TV aberta. A oposição avalia que essa nova proposta foi obtida por causa da sua intenção de não aprovar o acordo inicial nesta terça.

"A Globo equiparou a proposta do Esporte Interativo. Acredito que a pressão no conselho funcionou. Parabéns diretoria", disse ao blog Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu, ex-candidato à presidência. Ele defendia antes da reunião que a votação fosse adiada. Queria a criação de uma comissão para analisar os contratos e indicar a melhor opção. Porém, durante a reunião, entendeu que a opção de renovar com a Globo era a melhor.

A diretoria temia que os opositores impedissem a aprovação nesta terça, o que poderia criar problemas no vestiário são-paulino. Isso porque o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, afirmou aos jogadores que se o contrato fosse renovado, o pagamento em dia dos salários até dezembro estaria garantido.

Alvo de rejeição até por parte de membros da diretoria, o vice de futebol são-paulino, Ataide Gil Guerreiro, que conduziu a negociação, saiu como grande vitorioso da noite.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.