Topo

Perrone

Opinião: projeto de liderança para Lugano corre risco após atrito

Perrone

20/02/2016 09h00

Ao contratar Lugano, a diretoria do São Paulo esperava que ele se transformasse no principal líder do elenco após a saída de Rogério Ceni. Mas faltou combinar com o restante do time.

O uruguaio chegou disposto a cumprir o papel dado a ele pela cúpula do clube, agiu sem cerimônias, porém, já no seu primeiro gesto importante bateu de frente, entre outros, com um dos jogadores que mais cobram a diretoria no momento em que os pagamentos atrasam: Michel Bastos.

O resultado é um vestiário dividido, e a ameaça de que o projeto de liderança idealizado pela cúpula do clube para o zagueiro vire pó.

A decisão de Lugano de incentivar jogadores a darem entrevistas depois da derrota para o The Strongest por 1 a 0, pela Libertadores, boicotando o movimento montado para protestar contra os atrasos nos pagamentos, marcou o primeiro confronto de lideranças no Morumbi desde a sua chegada. Isso porque, de acordo com quem transita no vestiário são-paulino, Bastos não gostou da atitude, e o uruguaio soube disso rapidamente. A maior parte dos jogadores deu razão ao brasileiro.

Depois da trombada, o São Paulo pode ser diagnosticado com uma crise de lideranças, envolvendo principalmente um líder (Lugano) escolhido pela diretoria e apoiado pela minoria do grupo, e Bastos, com quem a maior parte dos colegas concorda.

O trabalho da direção, então, passa a ser tentar colar o vestiário. Para isso, terá que tratar os dois principais envolvidos de maneira igual, mesmo com o clube inteiro sabendo que um foi uma contratação desejada pelo presidente e que tem o apoio da Independente, principal organizada são-paulina. Já o outro, além de ser um dos mais criticados pela torcida, foi chamado em rede social de erva daninha por Rodrigo Gaspar, assessor de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e que foi mantido no cargo.

 Atualização

Michel Bastos não foi relacionado para o jogo deste domingo contra o Rio Claro, por decisão da comissão técnica, segundo o site oficial do clube.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.