Topo

Perrone

Vexame do São Paulo na Libertadores reflete escolhas do clube para 2016

Perrone

17/02/2016 22h05

A derrota do São Paulo por 1 a 0 para o The Strongest pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores nesta quarta não deve ser analisada de maneira isolada. O vexame reflete decisões do clube para esta temporada, o que não significa que tenham sido erradas. Mas é possível falar que elas atrasaram a evolução que a equipe pode atingir.

Ao anunciar só em 17 de dezembro, quase dois meses após a eleição da atual diretoria, quem seria o treinador, a direção assumiu o risco de atrasos no planejamento. E eles aumentaram com a decisão de trazer Edgardo Bauza, pois, normalmente, técnico estrangeiro precisa de mais tempo para se adaptar ao novo país, conhecer o clube e os jogadores.

Claro que o argentino tinha a obrigação de já fazer o São Paulo ser mais forte diante do modesto time boliviano. Ele tem, sim, boa parcela de responsabilidade, mas o curto tempo para se adaptar ao clube e organizar o time é atenuante e deve ser levado em consideração.

Também pode ter atrasado o São Paulo a aposta em um veterano (Lugano), que precisa de tempo para entrar em forma e atuar. Ele ainda deve ser útil ao clube novamente, mas trazer alguém pronto para jogar (mais cedo do que Maicon, contratado recentemente) poderia ter acelerado o processo.

No momento em que fez todas essas opções, a diretoria tricolor sabia que logo de cara tinha a Libertadores pela frente. Assim, não tem muito do que se queixar. Deve, sim, cobrar treinador e jogadores, mas dentro desse contexto. E esperar que seu planejamento dê resultados com o passar do tempo.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.