Topo

Perrone

Para julgar conduta de vice, comissão corintiana pede papéis da Lava Jato

Perrone

14/04/2016 13h07

A comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians solicitou que a diretoria do clube requeira junto à Justiça Federal documentos referentes ao vice-presidente alvinegro André Luiz Oliveira, o André Negão, na Operação Lava Jato.

O objetivo é usar o material no procedimento instaurado pela comissão para julgar se a conduta do dirigente feriu o estatuto do clube.

Nesta terça, André enviou carta com sua defesa para a comissão. A íntegra dela não foi divulgada. Mas o vice-presidente reafirmou não ter cometido atitudes ilegais e disse que irá explicar o ocorrido em reunião do Conselho Deliberativo na próxima segunda para todos integrantes do órgão.

"Ainda não é possível tirar qualquer conclusão", afirmou Sérgio Mendonça Alvarenga, presidente da Comissão de Ética sobre a carta enviada pelo vice-presidente. Ele não disse quais são os artigos do estatuto que podem ter sido descumpridos.

André foi alvo de uma condução coercitiva para depor a respeito do fato de seu número de telefone aparecer sob o codinome Timão em uma suposta planilha de propinas pagas pela Odebrecht. O cartola, que sonha em ser o primeiro presidente negro do Corinthians, acabou detido por ter em casa duas armas em situação irregular. Ele nega ter recebido propina.

A comissão tem poder até para expulsar conselheiros e sócios infratores, mas cabe recurso no Conselho Deliberativo.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.