Topo

Perrone

Técnicos sessentões perdem espaço nos grandes clubes do Brasileirão

Perrone

15/05/2016 08h58

Os treinadores sessentões perderam espaço nos principais clubes do país. É o que mostra a relação de técnicos do Brasileirão. Entre 11 times de Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tradicionalmente os mais fortes, só Flamengo, com Muricy Ramalho, 60 anos, e Fluminense, comandado por Levir Culpi, 63, contam com treinadores sexagenários.

Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e Botafogo também estão nessa conta.

No início do Nacional do ano passado, eram cinco sessentões em 11 times desses quatro estados: Felipão (Grêmio), Vanderlei Luxemburgo (Flamengo), Osvaldo Oliveira (Palmeiras), Marcelo Oliveira (Cruzeiro) e Levir Culpi (Atlético-MG).

Chama a atenção a quantidade de técnicos que já passaram dos 60 e acumularam títulos do Brasileirão que não começam a edição deste ano. Juntos, Felipão (67 anos), Vanderlei Luxemburgo (64), Nelsinho Baptista (65), Abel Braga (63) e Marcelo Oliveira (61) contabilizam dez títulos da Série A. Só Luxa coleciona cinco canecos. Bicampeão, Marcelo Oliveira teve a chance de voltar ao Cruzeiro antes do início desse Brasileirão, mas alegou que o clube demorou para fazer contato e que ele já tinha iniciado conversas com outro time.

No lugar dos sessentões, Grêmio e Internacional optaram por técnicos que têm 41 anos: Roger Machado e Argel, respectivamente. Os dois clubes estão na linha de frente da renovação de treinadores entre os principais clubes do país.

"Tivemos o Luxemburgo e depois o Felipão. Daí, quando o Felipão caiu, passamos por uma restruturação financeira, minimizando custos e privilegiando expertise de casa. Efetivamos várias pessoas que faziam parte do futebol do Grêmio na base e tínhamos que escolher um treinador. O Roger atendia a esse perfil, tinha sido auxiliar do Grêmio, treinou dois clubes daqui (no Rio Grande do Sul), estudou e conhece a cultura do clube. Por tudo isso foi escolhido", disse ao blog Romildo Bolzan, presidente do Grêmio.

Os quarentões ocupam 30% das 20 vagas de técnico no Brasileirão. Vágner Mancini, 49, do Vitória, Vinícius Eutrópio, do Figueirense, Eduardo Baptista, 46, da Ponte Preta e Gilson Kleina, 48, do Coritiba, acompanham Argel e Roger nessa lista.

No outro lado da balança, os sessentões seguram 20% das pranchetas no Brasileiro. Além de Muricy e Levir, estão na disputa Givanildo Oliveira, 67 (América-MG) e Osvaldo Oliveira, 65 (Sport).

A média de idade dos comandantes das equipes da elite do nacional é de 51,7 anos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.