Topo

Perrone

Valor de comissão para agentes vira entrave para eventual venda de Gabigol

Perrone

20/05/2016 06h00

Se o Santos vender Gabriel, quanto vai pagar de comissão aos agentes que intermediarem o negócio? A resposta para essa pergunta gerou um atrito que pode dificultar uma futura negociação.

O problema começou quando o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, acompanhado por um advogado, se encontrou com o presidente santista, Modesto Roma Júnior, para dizer que tinha três clubes europeus dispostos a pagar entre 15 milhões de euros e 25 milhões por Gabigol. Em seguida, o agente pediu 10% de comissão, taxa normalmente cobrada por intermediários. Conforme apurou o blog, Modesto disse que pagaria 5%. Ribeiro, então, afirmou que se for assim, não tocará o negócio.

O dirigente sofre pressão de pelo menos parte dos membros da Comissão Fiscal do Conselho Deliberativo do Santos que entendem que nada deve ser pago a intermediários na eventual venda de Gabigol. Acreditam que não é preciso pagar para empresários colocarem jogador de seleção brasileira na Europa e que interessados podem procurar diretamente a direção santista. Modesto teve sua prestação de contas de 2015 rejeitada pelo conselho sob a alegação, entre outras, de que houve excesso de pagamento de comissões a agentes. O cartola briga na Justiça contra a reprovação.

Enquanto há conflito por causa da comissão, existe incerteza sobre se Gabriel quer sair agora do clube. Duas pessoas que conversaram com o pai do jogador, Valdemir Silva, afirmaram ao blog que ele disse ainda não ser o momento de seu filho deixar o país, pensamento contrário ao que havia exposto em entrevistas recentes, admitindo a transferência do atacante na próxima janela europeia.

Ao blog, a assessoria de imprensa do jogador disse desconhecer a informação de que o pai de Gabigol falou em evitar a saída agora.

Na conversa que teve com Modesto, Ribeiro acenou com o interesse da Fiorentina, que estaria disposta a pagar 15 milhões de euros, de um clube francês e de um time alemão (R$ 25 milhões por intermédio do empresário Juan Figer).

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.