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Na Justiça, Santos quer nome de cartolas acusados de receberem propina

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10/06/2016 08h02

Por meio de uma interpelação judicial, o Santos tenta obrigar jornalistas do Diário do Litoral a revelarem o nome de cartolas do clube que, de acordo com o jornal, participam de um esquema de pagamentos feitos pela prefeitura da cidade.

Em fevereiro, o periódico afirmou ter descoberto um esquema pelo qual a prefeitura distribuía "chequinhos" a seus apoiadores na cidade. Foi publicado que entre os que recebiam a propina estavam dirigentes do Santos. Segundo a notícia, a prefeitura nega cometer irregularidades.

Na ação, a direção santista afirma que precisa saber o nome dos cartolas supostamente envolvidos para tomar "medidas administrativas e judiciais contra todo aquele que está sendo beneficiado com 'chequinhos' e, essencialmente, utilizando o nome do interpelante (Santos) para cometer ilícitos".

O clube relata que já havia pedido a identificação dos cartolas, mas ouviu como resposta que eles não seriam divulgados com base no direito a sigilo da fonte. O advogado santista alega que não quer saber quem passou a informação ao jornal, mas só identificar os envolvidos.

As partes agora aguardam a Justiça definir se aceita o pedido para que o jornal, por meio de seu diretor presidente, e um de seus jornalistas, seja obrigado a revelar a identidade dos dirigentes em até dez dias.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.