Topo

Perrone

PM vê risco de confronto no Allianz Parque igual ao que ocorreu no Morumbi

Perrone

12/07/2016 06h00

A Polícia Militar de São Paulo ligou o sinal de alerta em relação ao entorno do Allianz Parque. Para o comando do 2º Batalhão de Choque, responsável pela segurança nos estádios da capital, há riscos de um confronto entre torcedores e policiais semelhante ao que ocorreu do lado de fora do Morumbi na última quarta-feira após a vitória do Atlético Nacional por 2 a 0 sobre o São Paulo pela Libertadores.

"Já venho alertando para os riscos em volta do Allianz Parque. Qualquer dia, se houver um embate lá, será tão terrível quanto esse do Morumbi porque a munição que a torcida tem à disposição é absurda em virtude da não fiscalização por parte da Prefeitura", disse ao blog o tenente-coronel Luiz Gonzaga de Oliveira Júnior, do 2º Batalhão de Choque.

As munições mencionadas por ele são garrafas de cerveja comercializadas por ambulantes sem autorização para vender a bebida.

De acordo com o tentente-coronel, na partida do Palmeiras contra o Figueirense pelo Brasileirão já ocorreram atritos entre torcedores e ambulantes em volta do Allianz, palco de Palmeiras x Santos nesta terça apenas com torcedores do time da casa. "Cinco fiscais foram parar no hospital em virtude de agressões de torcedores. Parece que os ambulantes eram ligados à Mancha [Alviverde]", declarou o policial militar.

O blog não conseguiu entrar em contato com a direção da principal torcida organizada palmeirense para falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa localizada informou que cuida apenas da escola de samba da Mancha.

Além de cobrar da Prefeitura uma melhor fiscalização, Oliveira diz que, se a ação dos ambulantes tivesse sido coibida com eficiência no Morumbi, teria sido menor o número de policiais militares feridos na batalha com são-paulinos. Foram 15 integrantes da Polícia Militar machucados. A maioria foi atingida por garrafadas.

Abaixo, leia nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura ao ser questionada sobre as cobranças da PM.

"O policiamento de grandes eventos esportivos na cidade de São Paulo é atribuição da Polícia Militar. A fiscalização do comércio irregular no entorno dos estádios mencionados é de responsabilidade das respectivas Subprefeituras, sob proteção da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Em função da presença de torcidas organizadas e da enorme repercussão que uma ação para inibir o comércio irregular pode promover junto ao público, as ações das subprefeituras com apoio da GCM estão sendo redimensionadas".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.