Topo

Perrone

Cartolas do SPFC temem que nova crise política afete o time

Perrone

02/10/2016 10h25

O pedido de demissão do vice-presidente Roberto Natel, na última sexta-feira chacoalhou a política do São Paulo e instalou em diretores e conselheiros o receio de que a nova crise no grupo da situação afete o time.

Natel disse ao blog que se desligou para tentar ser candidato dos situacionistas. "Se a oposição lançar candidato, gostaria de uma prévia da situação para definir o nome. Se a oposição não apresentar ninguém, daí posso concorrer com o Leco (Carlos Augusto de Barros  e Silva, presidente do clube e que já afirmou que quer tentar a reeleição), mas näo briguei com o Leco e nem quero rachar a oposição. Saí porque tenho desejos e pretensões. Estamos a seis meses da eleição e não me sentiria bem ficando e sabendo que o presidente também tem (vontade de se candidatar). O pleito está previsto para abril do ano que vem.

Para conselheiros situacionistas e oposicionistas, além de três diretores ouvidos pelo blog, o fato de Leco ter que enfrentar um concorrente que vem de sua diretoria poder fazer com que o presidente gaste energia e tempo demais com a política, demorando para tomar decisões importantes no futebol, atrapalhando a equipe. Além disso, acreditam que a pressão política tem potencial fazer o presidente cometer erros em diferentes áreas, incluindo o futebol. Outro receio é o de que desempenho de jogadores e da comissão técnica seja usado para minar o presidente.

Na avaliação dos diretores e conselheiros que temem que a disputa política afete a equipe, Natel deveria ter se desligado só depois do final do Brasileirão para evitar trazer mais intranquilidade para a equipe, que tenta se firmar e se distanciar mais da zona do rebaixamento.

"De maneira geral, antecipar o processo sucessório é ruim. Temos que apoiar o futebol e pensar em política em janeiro de 2017", afirmou o também ex-vice-presidente Júlio Casares, sem citar o nome de Natel.

Por sua vez, Natel valia que a situação do time não é crítica e que sua decisão não vai gerar turbulência. "Nao vou me alinhar com a oposição e não deixei de ser um dos responsáveis pela gestão porque saí. Penso algumas coisas de maneira diferente, mas isso é natural", declarou Roberto.

Entre oposicionistas e situacionistas, o ex-vice é visto como um candidato forte, que deve conseguir apoio dos dois lados, enfraquecendo Leco e um eventual candidato oposicionista. Em algumas das análises feitas por conselheiros e diretores, esse cenário pode beneficiar Casares, que poderia aparecer como nome de consenso.  Ele tem bom relacionamento com o empresário Abílio Diniz, que mesmo sem ser conselheiro tem prestígio junto a conselheiros do clube.

"Fui procurado por 32 conselheiros da situação e da oposição. Não tenho pretensão. Tudo é dinâmico, mas hoje não é uma prioridade.  O foco é apoiar o time", disse Casares.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.