Como o Corinthians se defende em polêmica envolvendo patrocínio e Lava-Jato
Depois de o UOL Esporte mostrar que as empesas Apollo Sports Solutions e Apollo Sports Capital, que alugaram espaço nas costas da camisa do Corinthians, têm ligação com o português Antônio Manuel de Carvalho Baptista Vieira, denunciado na Lava-Jato, o departamento de marketing corintiano foi alvo de uma avalanche de críticas de conselheiros e torcedores. Preocupado não só com a reação negativa, mas com o fato de a polêmica poder afastar novos patrocinadores, os responsáveis pelo departamento elaboraram uma série de argumentos para se defender. Veja abaixo os principais.
1 – Legalidade
Em sua defesa, o departamento de marketing corintiano alega que fez um intenso estudo sobre o novo patrocinador e verificou que ele funciona regularmente, atendendo todas as exigências das leis brasileiras.
2 – Alvo da Lava-Jato
Um dos argumentos é o de que o clube não precisa e não tem como conhecer todos os acionistas das empresas que o patrocinam. É assim com a Nike, por exemplo. Além disso, Antônio Manuel de Carvalho Baptista Vieira não participou das negociações, segundo os corintianos. Ainda assim, o marketing alvinegro lembra que a denúncia contra ele na Lava-Jato por lavagem de dinheiro foi rejeitada pelo juiz Sergio Moro.
3 – Grana
O patrocínio vai render cerca de R$ 10 milhões por ano ao clube até 2019. O valor é considerado pelos cartolas do Corinthians muito bom em tempos de crise e num momento em que a maioria dos clubes sofre para conseguir patrocínio.
4 – Alternativa
Quem critica o clube por não conseguir colocar nas costas da camisa a marca de uma grande e famosa empresa, ouve que os tempos mudaram. A tese é de que o cenário de crise, o escândalo de corrupção no qual a CBF se envolveu e que culminou com a prisão de José Maria Marin e episódios de truculência e violência envolvendo torcedores fizeram as principais empresas do país se afastarem do patrocínio esportivo. Nesse momento delicado, segundo quem trabalha no marketing corintiano, os fundos de investimento passaram a ser uma boa e segura alternativa para parcerias. A Apollo Solutions é um fundo de investimento que promove um rodízio de seus parceiros nas costas da camisa corintiana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.