Topo

Perrone

Conselho do Corinthians discute suspensão do pagamento da dívida da arena

Perrone

18/11/2016 06h00

Em reunião marcada para o próximo dia 15, Guilherme Gonçalves Strenger, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, vai propor que os conselheiros aprovem uma ação do clube para tentar suspender o pagamento da dívida relativa à construção da arena corintiana até que a Odebrecht exiba contratos  com os fornecedores da obra. A exibição também seria pedida na Justiça.

Se os conselheiros aprovarem as medidas judiciais, o presidente alvinegro, Roberto de Andrade, receberá a orientação para tocar os processos. "Ele pode até não cumprir o que o conselho determinar, mas teria um grande problema político", disse Strenger ao blog.

O presidente do órgão tomou a decisão de sugerir o congelamento do pagamento após Ricardo Corregio, engenheiro da Odebrecht, afirmar ao Blog do Ohata, que a construtora não vai mostrar contratos firmados com fornecedores durante a construção do estádio porque eles têm cláusulas de confidencialidade.

"Com essa resposta, a Odebrecht não deixou outra alternativa para o clube a não ser pedir a quebra do sigilo desses contratos e a suspensão do pagamento na Justiça. Se a obra tinha um preço fechado (R$ 985 milhões), precisamos saber quanto foi gasto com cada item. Só assim vamos saber se esse é mesmo o valor. Não podemos pagar enquanto não tivermos certeza da quantia que foi gasta, por isso precisamos entrar com o pedido de suspensão", disse Strenger. Atualmente, com a concordância da Caixa, o pagamento das parcelas referentes ao empréstimo junto ao BNDES está congelado até que seja decidido se o clube vai ganhar um novo período de carência. A ação na Justiça atingiria todos os pagamentos que o Corinthians tem que fazer referentes à construção. O dinheiro deixaria de ser repassado ao fundo que administra a operação ou seria depositado em juízo, se a Justiça assim decidir.

Strenger já enviou a convocação da reunião para os membros do Conselho. A pauta prevê deliberações sobre providências a serem tomadas em relação ao estádio e leitura do relatório (ainda não concluído) feito pela comissão que acompanha auditoria na construção.

Como revelou o blog, Strenger já tinha se posicionado a favor de uma ação para obrigar a Odebrecht a mostrar documentos e outra com a finalidade de forçar a construtora a fazer obras previstas no projeto original da arena e que não foram realizadas. A diretoria, porém, ainda tenta um acordo com a Odebrecht para descontar o que eventualmente não foi feito do valor total do débito.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.