Topo

Perrone

'Constrangedora', foto de Lula é retirada de gabinete de Roberto de Andrade

Perrone

10/11/2016 08h44

Na última segunda, um grupo de conselheiros do Corinthians entrou no gabinete de Roberto de Andrade e deu de cara com uma foto do ex-presidente Lula na parede. Um deles perguntou ao cartola se ele não era constrangedor ter por perto a imagem do personagem central da operação Lava Jato. No dia seguinte, conforme relataram duas pessoas que costumam frequentar o local, o retrato já não estava lá.

Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa do Corinthians respondeu que "todos os quadros foram retirados, pois estamos fazendo uma nova decoração no quinto andar (onde fica a presidência)". Ou seja, a mudança, segundo o clube, não teve a ver com o questionamento de conselheiros e nem com um suposto constrangimento.

 A retirada da fotografia do ex-presidente  coincide com a queda de prestígio de Lula no clube desde que a Lava Jato começou. O petista foi um dos articuladores do projeto que culminou com a construção da arena corintiana. O retrato, que já estava no gabinete da presidência antes de Andrade assumir o cargo, simbolizava a gratidão do clube ao ex-presidente e ao mesmo o status do alvinegro com ele.

Lula já havia enfrentado uma apuração feita por comissão do Conselho Deliberativo para saber se ele e outros conselheiros tinham extrapolado o número de ausências permitidas sem justificativa em reuniões do órgão, o que pode provocar eliminação. O ex-presidente acabou renunciando ao cargo. Ele nunca compareceu aos encontros.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.