Topo

Perrone

Opinião: cartolas corintianos têm chance e dever de desvendar mistérios

Perrone

13/11/2016 06h00

Os problemas na Arena Corinthians e as revelações feitas pela Revista Época de que Roberto de Andrade assinou contratos antes de assumir a presidência do clube dão uma chance histórica aos conselheiros alvinegros. É a oportunidade de desvendar a caixa-preta em que se transformou o clube desde que o grupo Renovação e Transparência, liderado por Andrés Sanchez, assumiu o poder. Mais que chance, é a obrigação dos cartolas.

Examinar os contratos assinados com antecedência, um referente à obra do estádio e outro com a Omnigroup relativo ao estacionamento da arena, podem ser o ponto de partida para os corintianos entenderem melhor o que aconteceu com o clube nos últimos anos, para o bem e para o mal.

A auditoria feita para saber se a Odebrecht cumpriu o contrato com o clube não basta. É preciso que o corintiano saiba também quem são as empresas escolhidas para trabalhar na arena, qual a experiência delas, quanto elas ganham, se houve concorrência, quem levou comissão para fazer o que e quanto levou.

Depois de um empurrão inicial, com boa vontade, os conselheiros podem exigir também mais informações sobre o que acontece com o futebol alvinegro. Por que nesta temporada foram contratados tantos jogadores pouco aproveitados? Quem indicou essas contrações? Quem ganhou comissões?

Trabalho não é o que não falta aos conselheiros corintianos, que precisam fazer menos política e agir mais. Como se costuma dizer que quando o futebol vai bem os problemas dos clubes são esquecidos, o momento é bem propício para que os membros do conselho corintiano arregacem as mangas.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.