Topo

Perrone

Rachaduras e ferrugem se incorporam ao visual da Arena Corinthians

Perrone

07/11/2016 10h43

Rachaduras no piso e grade enferrujada no setor sul da arena Foto: Ricardo Perrone/UOL

Rachaduras no piso e grade enferrujada no setor sul Foto: Ricardo Perrone/UOL

O torcedor que frequenta assiduamente a Arena Corinthians já se acostumou com algumas paisagens incomuns para um estádio que tem menos de três anos de uso. É o caso do setor sul, que apresenta rachaduras na parede, no piso e até ferrugem numa grade, como mostram fotos feitas pelo blog durante a partida do alvinegro contra a Chapecoense no sábado retrasado.

A maioria das marcas não é recente e já se incorporou ao visual do estádio de tal forma que não parece incomodar os frequentadores.

O blog enviou as fotos para Corinthians e Odebrecht explicarem os motivos das rachaduras e da ferrugem. O clube, por meio da assessoria de imprensa da arena, disse apenas que tudo que se refere à estrutura da arena está passando por auditoria externa, conforme nota publicada em seu site e enviada ao blog.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Odebrecht afirmou que sempre que é comunicada pelo clube de algum problema referente à parte da manutenção pela qual a construtora é responsável ela toma as medidas necessárias. Porém, em relação às fotos enviadas pelo blog, não recebeu nenhuma comunicação do Corinthians.

Sobre a rachadura na parede perto da escada de acesso à área das lanchonetes para a arquibancada do setor norte, fotografada pelo blog, a Odebrecht respondeu que, apesar de não ter sido informada dela pelo clube, é possível dizer que ela não representa risco para a estrutura do estádio.

 

Rachadura em parede do setor sul Foto: Ricardo Perrone/UOL

Rachadura em parede do setor sul da Arena Corinthians Foto: Ricardo Perrone/UOL

Em relação à grade enferrujada que serve de proteção na área acima do piso em que ficam lanchonetes e banheiros do setor norte, a construtora afirmou que a peça não foi instalada por ela e que não estava prevista no projeto original. Ela foi colocada por outra empresa, como parte das obras temporárias para a Copa do Mundo e não foi retirada até hoje pelos responsáveis pela instalação. Ou seja, os torcedores convivem permanentemente com algo que deveria ser provisório e está degradado. O blog apurou que onde está a grade deveria ter sido construído um guarda-corpo.

Rachaduras e manchas no setor sul Ricardo Perrone/UOL

Rachaduras e manchas no setor sul Ricardo Perrone/UOL

A Odebrecht ainda explicou que a gestão da manutenção do estádio é de responsabilidade do clube. Ele indica o que deve ser feito e por quem, cabendo ao fundo administrador da arena fazer as contratações necessárias. Odebrecht e Corinthians fazem parte do fundo, mas o clube é minoritário.

Abaixo veja nota enviada pela assessoria da Arena Corinthians e publicada no site do clube.

"A Arena Corinthians vem por meio desta nota esclarecer que, ao tomar conhecimento de quaisquer defeitos de obra, como ocorreram com tetos do 5o andar e afundamento de pisos, por exemplo, de imediato comunicamos e somos orientados pelo escritório de advocacia que está coordenando a auditoria geral da obra desta Arena, orientações estas que se iniciaram mesmo antes da contratação da auditoria.

A operação da Arena segue todos os passos orientados (por este escritório) e necessários à garantia da segurança de seus frequentadores, torcedores e funcionários: o isolamento imediato da área e de outras com características similares para a avaliação prévia do ocorrido por profissionais habilitados; comunicação à construtora para a apresentação de explanação do acontecimento, bem como da realização de testes na área afetada e nas demais semelhantes, com a finalidade de se definir quais espaços devem ser mantidos isolados e quais a construtora atesta que se encontram liberados à circulação e uso, por meio de documento formal apresentado por esta; e a requisição à construtora para a efetuação dos consertos adequados no prazo mais ágil possível.

 Independente deste procedimento de segurança às pessoas, a auditoria geral da Arena Corinthians verificará estas e todas as outras áreas da construção do estádio, ainda que estejam pendentes de entrega documentos importantes para a conclusão dos trabalhos.

Prezando pela segurança das pessoas, a Arena Corinthians tem seguido os procedimentos adequados para sempre buscar a maior proteção aos seus frequentadores."

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.