Topo

Perrone

Contra impeachment, Andrade fala em 'mero equívoco' e 'dano imaginário'

Perrone

31/01/2017 04h00

Em sua defesa na Comissão de Ética do Conselho Deliberativo do Corinthians contra pedido de impeachment, Roberto de Andrade alegou que houve apenas "mero equívoco" na data dos documentos em que sua assinatura aparece como presidente do clube antes de ele ser eleito e também que não ocorreu prejuízo a imagem do alvinegro. O cartola chama de "dano imaginário" a acusação imputada a ele.

Em parte curiosa da peça a seu favor, assinar ata de assembleia que nunca houve é tratado como procedimento normal. Até o presidente anterior do clube, Mário Gobbi, entra na dança, citado como quem teria assinado documento ficcional semelhante.

O estatuto corintiano determina que o presidente pode ser afastado se provocar considerável prejuízo material ou à imagem da agremiação. O requerimento que pede o afastamento do dirigente, produzido por conselheiros, alega que a imagem do Corinthians foi prejudicada com as notícias de que Andrade assinou dois documentos referentes à arena do clube com datas nas quais ainda não tinha tomado posse. Assim, teria cometido crime de falsidade ideológica. A divulgação dessse fato teria provocado o dano à imagem corintiana.

"Senhores julgadores, sob qualquer prisma que se analise a questão, não se encontra um único prejuízo que tenha sido causado em razão do mero equívioco material nas datas dos documentos debatidos no item anterior, quais sejam a ata da assembleia de quotistas do Arena FII (fundo que controla o estádio) e o contrato do estacionamento da Arena Corinthians (com o Omni Group)", diz trecho da defesa, assinada pelo presidente e por Luiz Alberto Bussab, diretor jrídico do clube, no dia 7 de dezembro de 2016.  

Andrade sustenta que os signatários do pedido de impeachment não souberam apontar objetivamente qual foi o prejuízo provocado à imagem corintiana causado pelo presidente e afirma que a acusação "não passa de dano hipotético, imaginário ou presumido". Para sustentar a tese, o presidente e o diretor jurídico reproduziram parte do pedido de impeachment que afirma não poder ser auferido no momento o prejuízo material que a atitude de Roberto teria gerado.

Chumbo na oposição

Num contra-ataque surpreendente, Andrade acusa seus detratores de desbotarem a imagem do Corinthians. "Aliás, o que causa dano à imagem do clube é entrevista coletiva em hotel para debater assunto que deveria ficar circunscrito às esferas institucionais do Corinthians. Protocolar pedido de destituição do presidente é direito conferido estatutariamente a qualquer associado. Discutir esse pedido numa entrevista coletiva num hotel é medida inadequada, mesquinha e oportunista, esta sim causa dano à imagem e à história do Sport Club Corinthians Paulista", afirma a defesa. Conselheiros que apoiam o impeachment convocaram a imprensa para explicarem o caso.

Errinho?

Andrade e Bussab também detalham as operações que culminaram com a assinatura do dirigente como presidente em documentos com datas anteriores à sua posse.

A primeira parte da explicação afirma que a data da assembleia do fundo que cuida da arena e gerou a polêmica é 5 de fevereiro de 2015, um dia antes de Roberto ser eleito. Segundo essa versão, por causa da troca de comando no clube, o documento só foi encaminhado pelo escritório de advocacia Machado Meyer, que cuidava do assunto, para o dirigente no dia 24 de fevereiro, quando ele já ocupava o cargo de presidente. A data no papel, porém, permaneceu a original por um erro, de acordo com a justificativa.

Reunião fictícia e Mário Gobbi

No trecho mais curioso da argumentação, Andrade tenta justificar o fato de ter colocado sua firma na ata de uma assembleia que, segundo ele mesmo, nunca aconteceu. A defesa afirma que, conforme depoimento prestado em inquérito policial por representante da BRL Trust, que administra o fundo responsável pelo estádio, em fundos com poucos cotistas "as deliberações são tomadas pelas partes antes da assembleia, muitas vezes por e-mail, não ocorrendo reunião presencial".

Ou seja, Andrade admite que assinou um documento que afirmava ter existido uma assembleia que nunca existiu. E declara que essa falta de compromisso com a verdade é normal em muitos fundos. De quebra, ele recua a bola na fogueira para seu antecessor ao dizer que "outras atas remetidas para o presidente da diretoria do SCCP, desde o presidente Máro Gobbi Filho, comprovam que esta sempre foi a prática em relação às assembleias do Arena FII". Gobbi não foi localizado pelo blog para falar sobre o assunto.

Outro engano

Sobre o contrato para a gestão do estacionamento da arena, datado de 10 de janeiro, antes de Roberto ser eleito, o presidente alega que a negociação começou em novembro do ano anterior. No início de 2015 foram trocadas entre as partes várias minutas até que em 8 de abril de 2015, já como presidente do clube, o dirigente recebeu a versão final e a assinou. E que por um lapso foi mantida a data anterior, sem nenhum prejuízo ao Corinthians.

A defesa também a firma que já foi feita a correção na data da ata da assembleia e que o mesmo está sendo providenciado em relação ao documento referente ao estacionamento.

Na próxima semana, a comissão de ética deve encaminhar seu parecer ao presidente do Conselho Deliberativo. O órgão votará se afasta o presidente ou não após conhecer a orientação da comissão. Em caso de afastamento, ele terá que ser referendado pelos sócios.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.