Topo

Perrone

Desempenho de técnico do Corinthians pressiona treinador do Palmeiras

Perrone

26/04/2017 12h00

O desempenho do novato Fábio Carille no Corinthians ajuda a pressionar Eduardo Baptista no Palmeiras.

Conselheiros de diferentes correntes políticas, incluindo a situação, querem a demissão do treinador. E usam a comparação com o corintiano para robustecer seus argumentos. A tese é de que o ex-auxiliar alvinegro, sem a mesma experiência que o palmeirense e com um elenco muito mais barato, levou seu time à final do Paulista, enquanto o alviverde caiu nas semifinais diante da Ponte Preta.

A avaliação é de que Carille sabe escalar e armar sua equipe taticamente melhor do que Baptista. E que também consegue controlar mais o vestiário do que o palmeirense.

A recente insatisfação de Borja ao ser substituído é usada como indício de falta de controle do vestiário. Como mostrou o UOL Esporte, o técnico age para tentar manter as rédeas da situação.

O substituto de Cuca também é criticado por supostamente transformar a organização tática herdada de seu antecessor em amontoado de jogadores.

Nesse cenário, o palmeirense é visto mais como iniciante do que o corintiano. "O Maurício (Galiotte) diz que o Baptista é estudioso. Então faz uma matrícula para ele na FAM (Faculdade das Américas, patrocinadora do clube). O Palmeiras não pode ter um técnico aprendiz", afirmou o conselheiro José Corona Neto.

Ele faz parte dos que sugerem, além da demissão do treinador, a contratação de Cuca ou Abel Braga como substituto. Caso Baptista deixe o cargo, em tese, os dois nomes são difíceis. Cuca porque saiu do Palmeiras falando em ficar um ano sem trabalhar. E Abel por estar bem no Fluminense.

Diante da pressão, Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, tem assegurado a permanência de Baptista até o final do ano.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.