Topo

Perrone

Corinthians virou vencedor graças ao grupo de Andrés, diz material político

Perrone

25/10/2017 04h00

O Corinthians só se tornou vencedor após o grupo político de Andrés Sanchez assumir o poder, em 2007. É isso que sustenta a ala liderada pelo ex-presidente do clube em material de divulgação.

"Revista Renovação & Transparência é uma publicação do movimento corintiano Renovação & Transparência que propiciou nova estrutura ao clube e colocou o Corinthians na história esportiva como um time vencedor". Esta afirmação aparece em trecho que explica o material encomendado pela corrente política para divulgar seus e feitos.

Disponível em versão online, o material não cita a próxima eleição alvinegra, em fevereiro de 2018. Mas destaca a figura de Andrés e deixa margem para a interpretação de que ele será candidato. A definição deve ocorrer no próximo dia 15.

Há na revista partes em história em quadrinhos com Andrés como personagem central. Numa das falas atribuídas a ele está escrito: "A gestão Renovação & Transparência foi um divisor de águas na administração do clube. Fizemos um novo Corinthians: um time vencedor."

Os títulos, obras como a arena e o CT do clube e até eventos festivos são exaltados na publicação. Entre as gestões de Andrés, Mário Gobbi e Roberto de Andrade, que ainda pode ser campeão brasileiro, o alvinegro conquistou dois Brasileirões, uma Libertadores, um Mundial, uma Copa do Brasil e uma Série B, entre outras taças.

Porém, a quantidade de troféus levantados pelos corintianos em sua história anterior coloca em xeque a tese de Andrés e seus correligionários de que o Corinthians virou vencedor graças a eles. Só nos dez anos anteriores ao início do reinado da Renovação e Transparência o alvinegro faturou um Mundial, três Brasileiros e uma Copa do Brasil, além de outros triunfos, todos durante a administração de Alberto Dualib. Ele também ganhou uma Copa do Brasil em 1995. Em 2007, renunciou à presidência em meio a denúncias de irregularidades.

O conteúdo apresentado pelo Renovação e Transparência traz uma lista com as conquistas de todos os presidentes do clube.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.