Topo

Perrone

Números mostram importância de substituto de Jadson em vitória corintiana

Perrone

06/11/2017 04h00

Contra o Palmeiras, Fábio Carille atendeu a um antigo pedido de conselheiros e torcedores do Corinthians ao escalar Clayson no lugar de Jadson. O novo titular não decepcionou a aposta. Números do site Footstats detalham como o atacante foi importante para a vitória por 3 a 2 neste domingo em Itaquera.

Clayson foi o segundo corintiano que mais teve a posse de bola. Em 12,3% do tempo em que ela foi do Corinthians esteve nos pés do substituto de Jadson. Entre os alvinegros, só Romero, um dos principais destaques do time, teve marca melhor: 16,02%. Porém, o brasileiro perdeu menos a posse do que o paraguaio: três contra 13.

Com 24 passes certos, apenas os laterais Arana e Fagner acertaram mais o endereço da bola do que Clayson. O atacante passou com exatidão 21 bolas.

Clayson foi ainda quem mais fez e acertou cruzamentos. Foram três acertos em dez tentativas, contando cobranças de escanteio. Numa delas, fez a assistência para o gol de Balbuena. Os erros, no entanto, o colocaram como quem mais falhou ao tentar cruzar.

Ele ainda ajudou o time com um desarme certo e fez um drible com perfeição. Fagner liderou o ranking corintiano de desarmes com cinco acertos. E Romero foi o principal driblador. Entortou os rivais nas três vezes que tentou.

Negativamente, o que chama a atenção é o fato de Clayson não ter feito nenhuma finalização até ser substituído por Jadson no final do jogo. Durante a semana, Carille chegou a dizer que ele cai de rendimento no final das partidas, dando a pista de que o titular não ficaria até o fim do clássico.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.