Topo

Perrone

Por que Neymar tentou anular colaboração do MPF com Justiça da Espanha?

Perrone

24/01/2018 13h56

Sem sucesso, os advogados de Neymar tentaram impedir que o material enviado pelo Ministério Público Federal de São Paulo fosse usado em processo contra o jogador, seus pais e as empresas da família na Espanha. Eles são acusados de corrupção entre particulares por conta da transferência do jogador do Santos para o Barcelona. Todos negam terem cometido irregularidades.

A frustrada tentativa de anular os efeitos da remessa oficial de cópias de e-mails supostamente comprometedores foi revelada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e confirmada pelo blog.

A assessoria de imprensa do jogador informou que não vai se manifestar sobre o assunto porque o caso corre sob segredo de Justiça. Porém, o blog apurou que o estafe do atleta alega ter feito a tentativa porque considera que as cópias de e-mails enviadas para os espanhóis não têm a ver com o caso na Europa.

Outro argumento é de que o processo está em fase final e não é o momento de serem anexados novos elementos. Há ainda a alegação de que as informações compartilhadas faziam parte de um processo por suposta sonegação de impostos arquivado no Brasil e que não deveriam mais ser usadas.

Apesar de admitir a tentativa de anular a cooperação do MPF com os espanhóis, o estafe de Neymar sustenta que as mensagens eletrônicas são irrelevantes. Seriam apenas conversas de um ex-funcionário, antes de deixar de trabalhar para o jogador, com representantes do atacante sobre questões de trabalho sem irregularidades.

Porém, reportagem publicada pelo "O Estado de S.Paulo" afirma que os e-emails registrariam conversas sobre acertos para sonegar impostos.

Conforme mostrou a mesma publicação, os advogados de Neymar pediram a anulação do compartilhamento de informações entre as autoridades dos dois países sob a alegação de que foi feito de maneira ilegal. O pedido de liminar para a anulação, no entanto, foi indeferido. O mesmo ocorreu com solicitação para que a Justiça espanhola fosse informada sobre a existência do processo pedindo a nulidade.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.