Topo

Perrone

Opinião: Brasil marcou como europeu para vencer Alemanha

Perrone

27/03/2018 17h42

A seleção brasileira foi tão aplicada taticamente e marcou tão bem na vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha que até parecia uma equipe europeia. Talvez, nunca no confronto entre dos dois rivais os alemães tenham sofrido tanto com seus marcadores como no amistoso desta quarta em Berlim.

Foi graças a esse poder de marcação que Gabriel Jesus abriu o placar no primeiro, tempo após uma roubada de bola feita pelo Brasil.

Em muitos momentos da etapa inicial, os comandantes de Tite demonstraram paciência e concentração para apenas marcar enquanto os donos da casa trocavam passes sem conseguir se aproximar da área. Os brasileiros se mostravam prontos para tomar a bola e contra-atacar.

No segundo tempo, principalmente na primeira metade da etapa decisiva, a seleção brasileira continuou eficiente na marcação e atrapalhou ainda mais a saída de bola alemã. A pressão funcionou, o Brasil teve mais a posse de bola nessa fase do jogo e produziu lances com sua marca registrada: a habilidade. Porém, faltou pontaria.

No conjunto da obra dá pra dizer que a seleção de Tite mostrou contra a desfalcada Alemanha um importante equilíbrio entre defesa e ataque. É possível até imaginar o Brasil marcando e jogando nos contra-ataques contra um rival de peso na Copa do Mundo. Mesmo com Neymar, que se recupera de fratura, em campo.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.