Topo

Perrone

Opinião: São Paulo perde chance de definir semifinal no Morumbi

Perrone

25/03/2018 17h57

Sabe aquele time que está com um jogador a menos, fica encolhido atrás e praticamente não chega perto da área adversária com a bola dominada? Foi assim que o Corinthians jogou no primeiro tempo do clássico deste domingo contra o São Paulo no Morumbi.

Ter atuado tão mal na etapa inicial foi o principal motivo para a derrota alvinegra por 1 a 0 na partida de ida das semifinais do Paulista contra o rival.

Os números relativos ao desempenho ofensivo das equipes mostram que o São Paulo poderia ter conquistado antes mesmo do intervalo uma vantagem melhor do que jogar pelo empate em Itaquera na próxima quarta. Nos 45 minutos iniciais, os tricolores finalizaram oito vezes contra apenas uma conclusão do alvinegro, de acordo com dados do site Footstats.

Tanta timidez ofensiva da equipe de Carille se explica principalmente pela ausência de Rodriguinho, lesionado, e por conta da eficiente marcação são-paulina.

Com o desfalque de última hora, o Corinthians ficou sem qualidade na transição da defesa para o ataque. Mas não foi só isso que atrapalhou. O  time comandado por Diego Aguirre sufocou o rival com uma marcação agressiva no primeiro tempo. Mesmo muito superior, a equipe da casa só abriu o placar no final do primeiro tempo, com Nenê, depois de uma bobeada de Mantuan armar o contra-ataque adversário.

No segundo tempo, o São Paulo puxou o freio de mão, enquanto o adversário trocava passes quase sempre inofensivos. Só melhorou depois da entrada de Pedrinho.

Mas o São Paulo não repetiu a mesma marcação dos 45 minutos iniciais, criou poucos contrata-ataques e perdeu a chance de sair do Morumbi com a vaga praticamente assegurada.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.