Topo

Perrone

Após queixa do Palmeiras, FPF procura empresas de gravação de voz e vídeo

Perrone

26/04/2018 04h00

A Federação Paulista de Futebol abriu conversas com empresas especializadas em filmagens para a implantação do árbitro de vídeo. Também estão sendo consultadas companhias que possam criar um sistema de gravação da comunicação de voz entre os membros de equipes de arbitragem.

Após se sentir prejudicado na final do Campeoato Paulista diante do Corinthians, o Palmeiras emitiu nota exigindo essas duas medidas para a competição estadual do ano que vem. Na ocasião, a entidade respondeu que estava atenta ao anseio do clube.

Conforme apuração do blog, duas empresas já foram procuradas para apresentar projetos relativos à gravação das conversas entre os árbitros e quatro para tratar dos vídeos.

O processo relativo à gravação de voz é teoricamente mais simples. Basta basicamente criar um modelo confiável no sentido de não deixar dúvidas sobre eventuais edições.

Para a direção do Palmeiras, essas gravações evitariam problemas como o ocorrido na segunda partida decisiva do Paulista vencida pelo alvinegro. O alviverde suspeita que pênalti a seu favor tenha sido desmarcado por causa de interferência externa e recorreu ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). A gravação dos áudios mostraria o que foi conversado entre os árbitros e revelaria fielmente como a decisão foi tomada.

Já em relação ao árbitro de vídeo, o assunto é mais complexo. Uma das principais questões é definir se seriam fornecidas imagens pela Globo, o que baratearia a implantação do sistema. A projeção na entidade é de que o gasto por partida sem a ajuda da emissora seria de aproximadamente R$ 50 mil.

Tanto para imagem como voz, mais empresas devem ser procuradas pela federação. A ideia é apresentar projetos e orçamentos para os clubes definirem os vencedores das concorrências. Também é necessário discutir como seriam pagos os custos. As agremiações precisam aprovar as novidades. Ou seja, a movimentação da FPF não assegura que os dois planos serão colocados em prática em 2019. Há ainda muitas etapas a serem concluídas.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.