Topo

Perrone

Briga de Del Nero contra banimento deve durar pelo menos 18 meses

Perrone

28/04/2018 04h00

A batalha jurídica de Marco Polo Del Nero contra seu banimento do futebol imposto pela Fifa deve durar pelo menos 18 meses, de acordo com a expectativa da defesa do cartola, conforme apurou o blog. Isso se todas as instâncias possíveis forem usadas.

São três as esferas nas quais os dirigente pode contestar a punição aplicada por suposto envolvimento em casos de corrupção negados por ele.

A primeira etapa será recorrer ao Comitê de Apelação da Fifa. Caso a decisão seja mantida, os advogados de Del Nero devem acionar o CAS (Corte Arbitral do Esporte), com sede na Suíça. Se necessária, a última tentativa seria na Corte Federal da Suíça, país em que fica a sede da federação internacional de futebol.

Em linhas gerais, a tese da defesa do brasileiro será de que o Comitê de Ética da Fifa não produziu provas de que ele tenha praticado atos de corrupção. Também serão alegadas imperfeições processuais que teriam prejudicado o direito do acusado de se defender. Marco Polo é defendido nos tribunais esportivos pelo escritório Bichara e Motta Advogados.

A entidade decidiu julgar Del Nero depois de acusações terem sido feitas contra ele na Justiça americana. Primeiro, a Fifa suspendeu preventivamente o então presidente da CBF até decidir pelo banimento.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.