Topo

Perrone

MP sofre novo revés em ação contra incentivo fiscal para Arena Corinthians

Perrone

18/04/2018 17h25

O Ministério Público paulista sofreu nova derrota na ação em que pede a inconstitucionalidade da lei responsável por autorizar o uso de CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) para ajudar o Corinthians a pagar a dívida com a Odebrecht pela construção de sua arena. Em segundo grau, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou nesta quarta o pedido do promotor Marcelo Milani para considerar ilegal a atitude do ex-prefeito Gilberto Kassab. Cabe recurso.

A iniciativa do MP já havia sofrido derrota em primeira instância. Em 2012, Milani entrou com a ação por entender que Kassab agiu de maneira irregular. Entre outros motivos, ele alega que não houve concorrência para definir qual estádio seria beneficiado pelos incentivos fiscais.

Os certificados são títulos vendidos para empresas e pessoas físicas que podem usar os papéis para pagar parte de impostos municipais. A receita vai para o pagamento da dívida pela construção da obra.

Inicialmente, foi autorizado o uso de R$ 420 milhões em CIDs.

Com Pedro Lopes, do UOL, em São Paulo

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.