Topo

Perrone

Números mostram Palmeiras mais 'mordedor' e eficiente que rival na defesa

Perrone

07/04/2018 04h00

A eficiência nos fundamentos defensivos é uma das principais diferenças entre os finalistas do Campeonato Paulista, de acordo com dados do site Footstats. Os números mostram o Palmeiras mais "mordedor" do que o Corinthians.

Nos desarmes executados com perfeição, a vantagem verde é folgada. Os comandados de Roger Machado ostentam a melhor média do campeonato: 18,4 por jogo. Já os corintianos ocupam apenas o sexto lugar no ranking com 12,7 desarmes por partida.

Individualmente, o Palmeiras tem o jogador que mais desarmes certos fez na competição. Marcos Rocha tirou a bola dos adversários 49 vezes em 13 partidas. Sua média é de 3,8. A equipe ainda tem outro atleta na quinta posição do ranking. Felipe Melo, expulso no primeiro jogo da decisão, coleciona 39 desarmes em 13 apresentações (3,0 em média).

Do lado corintiano, Fágner é o primeiro a aparecer na lista. Ele ocupa a sétima posição por ter desarmado os rivais 37 vezes em 14 atuações com média de 2,6.

Os palmeirenses também são os que mais interceptam bolas durante os jogos: 4,1 em média contra 2,6 por apresentação do rival.

A volúpia alviverde na marcação também produziu um número maior de faltas: 263 diante de 221 do adversário nas 17 atuações de cada até agora.

Em gols sofridos, nova vantagem do Palmeiras. Suas redes foram balançadas 10 vezes, três a menos em relação ao time preto e branco.

Os atletas palmeirenses mostram mais atenção para não perder a bola. Foram 472 perdas até o momento contra 567 do Corinthians.

Em termos ofensivos, o alviverde também ganha na maioria dos fundamentos, porém a disputa é mais equilibrada, exceção feita ao que mais importa no ataque, o número de gols. O Palmeiras goleia por 30 a 22. Ao se falar de números absolutos, vale lembrar que os finalistas fizeram mais jogos em relação aos demais participantes da competição.

Na média de finalizações por partida o alviverde vence por 14,4 x 13,2. A vantagem do time do Allianz Parque nos arremates certos em média é de 5,9 a 5,1 Nos dribles certos dá Corinthians, que exibe média de 3,7 enquanto o rival alcança 3,2.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.