Topo

Perrone

Seis problemas que o presidente do Santos vai enfrentar na volta ao Brasil

Perrone

31/05/2018 07h16

Ausente do clube por estar chefiando a delegação da seleção brasileira em Londres, José Carlos Peres terá uma série de problemas para enfrentar a partir do próximo dia 5, quando pretende voltar a dar expediente na presidência do Santos. Abaixo veja os principais pepinos que o cartola terá pela frente.

1 – Pressão sobre treinador

Torcida e parte dos conselheiros pedem a demissão de Jair Ventura, que engatou sequência de quatro jogos sem vencer.

2 – Pedofilia

Após o programa Esporte Espetacular, da Globo, mostrar no último domingo desdobramentos da investigação sobre suposta prática de pedofilia no passado por Ricardo Marco Crivelli, recentemente nomeado gerente das categorias de base, o tema voltou a gerar turbulência no clube.

Conselheiros passaram a cobrar por mensagem de celular Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo, para tomar providências sobre o caso.

"Não recebemos nenhum documento fundamentado no assunto por conselheiros. Pelo que sabemos, há uns meses foi lavrado um boletim de ocorrência, mas aguardaremos qualquer manifestação e acompanharemos os desdobramentos do caso", afirmou Teixeira ao blog.

Ele também declarou que o órgão precisa das assinaturas de pelo menos 20 conselheiros para encaminhar o tema para uma das comissões internas.

Além de ter sido nomeado por Peres, Crivelli, conhecido como Lica, fundou uma empresa com o atual presidente e outros sócios, a Saga Talent Sports e Marketing, criada para, entre outras atividades, gerenciar a carreira de jogadores e intermediar negociações. Peres disse que a empresa praticamente nunca atuou e ficou anos parada.

O afastamento temporário de Lica foi anunciado por Peres logo que o caso estourou.

3 – Pedidos de impeachment

Conselheiros do Santos ainda colhem assinaturas para pedir o afastamento de Peres sob a alegação de que ele feriu o estatuto alvinegro. O cartola nega ter cometido irregularidades. Além disso, nesta semana foi iniciado no site Petição Pública um abaixo-assinado pedindo o afastamento de Peres. Até o início da noite desta quarta o documento tinha apenas 59 assinaturas.

4 – Finanças

No próximo dia 7, o Conselho Fiscal do Santos apresenta aos demais conselheiros seu relatório sobre as contas do clube no primeiro trimestre de 2018.

Os membros do Comitê de Gestão, incluindo Peres, devem ser questionados sobre uma série de assuntos. Entre eles, os motivos para a agremiação apresentar um déficit de aproximadamente R$ 18 milhões no período. A eficiência da política de corte de despesas implantada pela atual diretoria também deve ser questionada.

5 – Pressão por demissão de funcionário

Assim que o presidente voltar, José Renato Quaresma, candiato derrotado à vice-presidência do Santos, promete cobrar Peres em nome de um grupo de conselheiros para tomar medidas em relação ao gerente de novos negócios do clube, Odir Cunha. "Vou pedir que ele demita o Odir a menos que ele se retrate com a torcida e com o técnico por causa das declarações que fez", afirmou Quaresma.

Eles se desentenderam em uma rede social porque Odir sugeriu que os torcedores fizessem uma vaquinha para pagar a multa rescisória do treinador Jair Ventura, já que pedem a demissão dele.

"Odir desacatou torcedores e bateu de frente com um conselheiro. Ele também desrespeitou o treinador. O que os jogadores vão pensar do técnico se um funcionário dos Santos sugere uma vaquinha pra demitir o treinador. Vão pensar que o clube só não demite porque não tem dinheiro", disse Quaresma.

Por sua vez, Odir reclama da interpretação dada à sua declaração. "Estava brincando com pessoas que eu conheço no meu blog. Apoio o Jair. Só que estão monitorando tudo  que eu falo e fizeram essa onda. Agora, o Quaresma, quando escreveu no Facebook que eu me valho de trabalhar no Santos para ter privilégio financeiro, cometeu três crimes de opinião", rebateu Odir.

6 – Atrito com Léo

Em sua volta ao Brasil, Peres também terá que encarar o ex-lateral Léo como desafeto público. O jogador que é conselheiro de oposição, cobrou em rede social o presidente para voltar para Santos assim que desembarcasse em Londres para chefiar a delegação da seleção brasileira.

O cartola desistiu da possibilidade de ficar um período maior com a seleção brasileira. Porém, sua assessoria de imprensa nega que ele tenha antecipado a volta. Diz que já era previsto seu retorno ao cargo no próximo dia 5.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.